search
top

6 MANEIRAS DE MANTER O BEBÊ ACORDADO ENQUANTO MAMA

Frequentemente as mães se queixam de que não conseguem amamentar seus bebês adequadamente por que eles dormem sempre que começam a mamar… Embora isso seja normal, especialmente para os bebês mais novos; é preciso que algo seja feito para manter o bebê acordado, permitindo assim a conclusão da mamada.

.

Bebê Gracioso Bem Acordado

.

COMO MANTER O BEBÊ ACORDADO?

1 – Retire a Roupinha do Bebê

Vá tirando delicadamente as roupinhas do bebê para que ele não se sinta tão confortável e aconchegado a ponto de dormir. Comece retirando luvas e meias, muitas vezes isso já é o suficiente. Caso o bebê insista em dormir, retire mais algumas peças de roupa, até que fique somente com a fralda, se necessário.

2 – Amamente em um Local Iluminado

Caso esteja amamentando durante o período do dia, procure um local iluminado para manter o bebê desperto. Mas não exagere na iluminação e cuidado para não expor o bebê ao sol, pois a pele do recém-nascido é muito propensa a insolações e queimaduras. Banho de sol somente nos horários recomendados: antes das 7 horas da manhã e após as 16 horas e 30 minutos.

3 – Converse com o Bebê Enquanto Amamenta

A voz materna é estimulante para o bebê, e poderá evitar que caia no sono. Além disso, sabe-se que conversar com o seu bebê traz diversos benefícios para o equilíbrio psicoemocional e favorece o desenvolvimento da audição e da fala. Você também pode cantar!

4 – Estimule sua Pele

Você também pode fazer massagem em diversas partes do corpo do bebê enquanto amamenta, estimulando a pele e promovendo interação. Bons locais para estimular / massagear são as mãozinhas, os braços, pés, rosto, testa e bochechas… Porém observe que algumas regiões podem provocar cócegas ao serem estimuladas, o que pode irritar o bebê.

5 – Música

Boa música faz bem para todos nós, inclusive para os pequenos; porém devemos alertar apenas para o fato de que a audição dos recém-nascidos é muito sensível, e muitos bebês não toleram músicas agitadas e complexas. Dê preferência a músicas tranquilas e simples.

6 – Amamentar com o Bebê Sentado

Coloque o bebê na posição sentada na hora em que for amamentar. Será mais difícil dormir.

.

“Quando o bebê dorme no peito, só há duas coisas a fazer: ou você estimula o pequeno para que continue mamando, ou retira delicadamente o peito da boca dele.”

.

Bebê Dormindo

.

POR QUE OS BEBÊS DORMEM NO PEITO?

Basicamente por quatro motivos:

1 – Ocitocinas e Endorfinas

A amamentação causa liberação de ocitocina e endorfinas tanto na mãe quanto no bebê. Essas duas substâncias são hormônios que provocam sono e sensação de bem-estar. São as mesmas substâncias liberadas durante um orgasmo. Por conta destes hormônios, às vezes a própria mãe acaba dormindo durante a mamada.

2 – O Aconchego do Peito Facilita o Sono

3 – O Hábito

Após dormir repetidas vezes durante a mamada, o bebê adquire o hábito de dormir no peito. É o que se chama de associação clássica. Nesse caso, muitas vezes o bebê nem sequer chega a sugar e já dormiu. O ideal é que o bebê seja retirado do peito ao fim de cada mamada, para evitar a criação do hábito de dormir ao seio.

4 – “Sono Reparador”

Logo após o nascimento, o bebê está em um estado consciente e alerta que dura cerca de seis horas. Esse é o período ideal para iniciar a amamentação. Passadas estas 6 horas, o recém-nascido entra em uma fase de sonolência intensa chamada de “sono reparador” que dura cerca de quatro dias. Nesta fase, o bebê quase só dorme.

5 – Mãe Toma Remédio Que Dá Sono

6 – Bebê Prematuro Dorme Mais

.

Veja também:

3 Razões Para Você Amamentar em um Lugar Tranquilo

Primeira Amamentação – Quando Começar?

Um Grande Segredo Para Amamentar

Como Saber Se Seu Bebê Mama o Suficiente?

Bebê de 14 dias Não Ganhou Peso – Leite Materno É Fraco?

Seu Bebê Dorme no Peito?

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top