search
top

PRECISO ACORDAR O BEBÊ PARA AMAMENTAR À NOITE?

Normalmente já é bastante cansativo cuidar de um bebê o dia todo. Imagina só acordar todas as noites de três em três horas para amamentar! No outro dia a mamãe estaria exausta! Embora não seja obrigatório, acordar várias vezes durante a noite é a rotina da maioria das mães que têm crianças com menos de 1 ano. Caso não seja comum para você, você é privilegiada.

 .

PRECISO ACORDAR OU NÃO?

Não é necessário acordar o bebê para mamar durante a noite, exceto se for uma orientação do pediatra. Ou seja, se o bebê estiver dormindo, deixe dormir, mas se ele acordar com fome, não negue o peito. Há períodos em que o bebê está crescendo de forma acelerada e precisa de quantidades maiores de leite materno. Esses períodos duram cerca de 3 dias e acontecem a cada 3 ou 4 semanas nos primeiros meses. Quando estiver em crescimento rápido, ele pode querer mamar mais do que o normal, inclusive à noite.

 .

A ROTINA DO BEBÊ

À medida que o bebê cresce o intervalo entre as mamadas se torna gradativamente maior até que ele adquira uma rotina parecida com a de um adulto, ou seja, alimentar-se de de quatro em quatro horas e dormir a noite inteira sem alimentar-se.

Deixar o bebê dormir a noite inteira sem acordá-lo faz parte de um conjunto de atitudes que precisam ser tomadas para que o bebê adapte-se à vida em sociedade.

Quando a mãe obriga o bebê a acordar para mamar, está dificultando a adaptação do bebê. Ela certamente irá se arrepender disto depois, quando perceber que a criança não consegue mais dormir uma só noite sem interrupções.

É uma questão de condicionamento.

 .

ATENÇÃO!

Nós NÃO ESTAMOS DIZENDO que você deve negar o peito durante a noite. Só para deixar bem claro: o que nós estamos dizendo é que, se o bebê quer dormir a noite toda, não precisa acordá-lo. Mas se ele acordar sozinho e estiver com fome, dê o peito.

.

Observação: Caso você queira fazer seu filhote dormir a noite inteira sem mamar, isto é possível em uma criança maior de três meses. Basta observar alguns detalhes e fazer tudo com paciência, persistência e cuidado.

.

Veja também: Como Amamentar – Passo A Passo

OBRIGADO PELA VISITA E PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top