search
top

ALIMENTAÇÃO PARA BEBÊ – PREJUÍZO PARA AMAMENTAÇÃO

6 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO INTRODUZIR ALIMENTOS ANTES DOS 6 MESES

 .

Alimento-Bebê-Prejudica-Amamentação

.

1 – INTRODUZIR OUTROS ALIMENTOS REDUZ O LEITE MATERNO

Quando o bebê come outros alimentos, fica com menos fome e passa a mamar menos. Com isso o seio recebe menos estímulo e começa a produzir menos leite. Com menos leite no peito, a mãe dá mais comida e ai se instala um ciclo vicioso. O resultado pode ser o desmame precoce.

 .

2 – O LEITE MATERNO TEM MAIS VALOR QUE OS OUTROS ALIMENTOS

Uma coisa que muitas mães não percebem é que a maioria dos alimentos tem menos valor nutricional do que o leite materno. Assim, ao introduz esses alimentos, está havendo prejuízo para o desenvolvimento e crescimento do bebê.

 .

3 – ALGUNS ALIMENTOS PREJUDICAM A ABSORÇÃO DE FERRO

O leite materno vem com um tipo de ferro que é muito bem absorvido pelo organismo do bebê. Outros alimentos, mesmo tendo bastante ferro, podem deixar o bebê anêmico por conta da absorção, que não é tão boa quanto a do leite materno.

Pior que isso, alguns alimentos, como os cereais, bloqueiam a absorção do ferro.

 .

4 – PODEM DESENCADEAR INFECÇÕES

O organismo frágil do bebê é sensível a infecções. O leite materno, via de regra, é totalmente asséptico. Não tem nenhum micro-organismo ofensivo. É estéril. Mas não é possível garantir a mesma coisa quando se trata de alimentos complementares. O Resultado do consumo de alimentos impróprios para a idade pode ser infecções frequentes.

 .

5 – O BEBÊ PODE NÃO TER PREPARO NEUROLÓGICO

Não sei se você sabe, mas até os 5 meses de idade o bebê possui um reflexo neurológico que faz com que ele coloque para fora tudo o que for introduzido em sua boca. Se você tentar dar comida a um bebê com 5 meses ou menos, vai entender o que estou falando.

O bebê coloca tudo para fora.

Apenas por volta dos 6 meses de idade é que o bebê perde esse reflexo, deixando de “cuspir” os alimentos. A natureza é sábia, não foi por acaso que ela fez os bebês assim. A natureza sabe que a amamentação é o que tem de melhor até os 6 meses.

 .

6 – VAI SAIR MAIS CARO!

Pode ter certeza! Dar outros alimentos que não sejam o leite materno vai sair caríssimo para o seu bolso. Você vai ter que comprar leite, cereais, frutas e etc. O bebê vai adoecer mais e você vai gastar mais com remédios, médicos e planos de saúde.

Mas o pior preço a pagar é a perda de saúde do seu filho.

 .

Veja também:

Leite Materno de Ferro

Leite Artificial Faz o Bebê Ganhar peso?

Amamentar Reduz Risco de Doença Fatal no Bebê

.

AMAMENTAR É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO.

top