search
top

AMAMENTAÇÃO DEVE SER ENSINADA NA ESCOLA?

Imagine o seguinte… Seu filho chega da escola por volta das 11 horas, toma um banho e senta-se à mesa para o almoço. Você come tranquilamente, mas durante a refeição ele faz uma pergunta pela qual você realmente não esperava. “Mamãe, a senhora me deu o peito quando eu era bebê?” Ele continua. “A professora disse que a amamentação é muito importante e evita um bocado de doenças”.

É impossível esquecer que 2 + 2 = 4. Certo? E se houvesse uma maneira de fazer com que os benefícios da amamentação fossem senso comum? É possível?

Há várias décadas discutem-se estratégias para reintroduzir a amamentação na cultura popular. Isso seria uma excelente maneira de ampliar os índices de amamentação e facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e das próprias mães.

Uma das estratégias mais promissoras para reimplantar a amamentação é ensinar conceitos básicos de amamentação para crianças do ensino fundamental e médio. Desta forma as futuras mães, que hoje são crianças, estariam aprendendo, desde muito cedo, como criar filhos saudáveis.

 .

UM POUCO DE HISTÓRIA

Na primeira metade do século 20, com o surgimento do leite industrializado e, depois, com a propagação do movimento feminista, germinou na sociedade a noção de que as mulheres não deveriam mais amamentar. Elas deveriam trabalhar para alcançar a própria independência financeira.

Na época pensava-se que as fórmulas infantis eram melhores para o bebê do que o leite materno. Boa parte dessa crença era sustentada pela intensa propaganda das indústrias produtoras de leite em pó.

Foi neste cenário que a amamentação foi sendo esquecida. Em pouco tempo, eram raras as mulheres que sabiam amamentar. Até mesmo os profissionais de saúde entraram nesta onda, prescrevendo fórmulas infantis “de rotina”. Não havia conhecimento científico suficiente sobre os benefícios do aleitamento materno.

Neste tempo, o ser humano quase deixou de ser mamífero para tornar-se “mamadeirífero”. E isso realmente poderia ter acontecido, não fosse o surgimento dos movimentos pró-amamentação, formados por mulheres e alguns médicos sensíveis e preocupados.

O tempo e os estudos científicos provaram a superioridade do aleitamento materno.

.

.

Veja também:

Amamentação No Combate À Obesidade

Um Grande Segredo Para Amamentar

Leite de Vaca é Pra Bezerro

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top