search
top

AMAMENTAR – ARTE E CIÊNCIA

A ARTE DE AMAMENTAR

.

Amamentar é uma arte. Não basta ler vários livros técnicos sobre amamentação para ser bem sucedida. Há diversas questões envolvidas, questões que vão além da técnica, além da ciência. Amamentar é uma arte!

.

PARA CONSEGUIR AMAMENTAR VOCÊ PRECISA

  • Ficar calma e persistir mesmo quando as coisas vão mal.
  • Abdicar de algumas liberdades que antes você tinha.
  • Aprender a conviver com o palpite dos outros.
  • Entender o choro do bebê.
  • Acordar de madrugada.
  • Improvisar.

.

Nada disso pode ser resolvido pela “ciência da amamentação”. É preciso lutar e aprender sozinha. Para cada mãe e para cada bebê existe uma maneira ligeiramente diferente de amamentar. Nem todos são iguais. O que funciona para sua vizinha pode não funcionar para você.

Ajuda e apoio dos familiares é essencial, mas nada disso é ciência. E nada disso é suficiente. É preciso mais. É preciso querer. Para algumas mães é fácil e para outras, nem tanto.

E não adianta dar mamadeira ou leite artificial, por que as dificuldades ainda assim existirão. Dê leite materno que é um problema a menos para você se preocupar agora e também no futuro.

.

.

CIÊNCIA E AMAMENTAÇÃO

.

Mas a ciência existe, é vasta e está ai para ajudar. Uma boa técnica de amamentação, uma pega adequada e orientações médicas constantes fazem grande diferença no aleitamento materno. Os estudos mostram que, quanto melhor o acompanhamento, maior é a duração da amamentação.

A amamentação passa pela área do direito, psicologia, medicina, sociologia, cultura, comunicação, nutrição, odontologia e muitas outras. Amamentar exige múltiplas habilidades. As mães precisam entender o que a ciência ensina, mas também precisam desenvolver a própria arte.

Cada mãe é uma artista.

.

Veja também:

Um Grande Segredo Para Amamentar

Amamentar Aumenta a Inteligência dos Bebês

Amamentação Deve Ser Ensinada Na Escola?

top