search
top

AMAMENTAR AUMENTA A INTELIGÊNCIA DOS BEBÊS

amamentar-aumenta-inteligencia-bebê

Apesar da insistência dos céticos, existem evidências abundantes de que a amamentação realmente acelera e amplifica o desenvolvimento intelectual dos bebês em diversas áreas cognitivas.

Você vai se surpreender com esses dados.

Embora diversos estudos já tivessem sido feitos, foi em 1996 que um grupo de pesquisadores Canadenses deu início a um estudo realmente grande e robusto que só foi concluído em 2005. Eles acompanharam mais de 17 mil bebês desde o nascimento até os 6 anos de idade (é por isso que o estudo demorou 9 anos para ser concluído).

Metade das mães recebeu acompanhamento médico mais frequente que o normal e bastante incentivo para amamentar, enquanto a outra metade das mães recebeu o acompanhamento normal do sistema de saúde.

.

.

MAIS INCENTIVO = MAIS AMAMENTAÇÃO

As mães que foram mais estimuladas conseguiram maiores taxas de amamentação e amamentaram seus bebês por mais tempo. Também houve mais amamentação exclusiva.

Os pesquisadores então esperaram até que os bebês completassem 6 anos de idade. Quando chegou o momento, as crianças foram submetidas a testes de QI apropriados para a idade (teste WASI). Avaliações escolares também foram conduzidas por professores.

.

.

MAIS AMAMENTAÇÃO = MAIS INTELIGÊNCIA

As crianças que haviam sido mais amamentadas obtiveram desempenho melhor em todos os testes de QI, não importando o nível educacional nem sociocultural de seus pais. Diversas variáveis foram controladas. As crianças que mamaram tiveram resultado superior nas seguintes habilidades cognitivas:

  • Compreensão Verbal
  • Memória de Trabalho
  • Organização Perceptiva
  • Velocidade de Raciocínio

Além disso, foram melhores na:

  • Escrita
  • Leitura
  • Matemática
  • Outros Assuntos

Ao aprofundarem as análises, descobriram que quanto mais as crianças mamavam, maior era o desempenho nos testes de QI, principalmente se a amamentação tivesse sido exclusiva até os seis meses de idade. O ganho intelectual era proporcional ao tempo e á qualidade do aleitamento.

.

.

teste-de-QI-wasi

.

.

AMOR OU QUÍMICA?

Ainda não se sabe ao certo se o ganho cognitivo provocado pela amamentação tem mais relação com a composição do leite materno ou com a maior interação que as crianças têm com a mãe ao serem amamentadas. Será que é apenas o amor materno que aumenta a inteligência ou será a composição do leite? Talvez sejam ambos.

De qualquer forma, tenho certeza de que você não deixará de amamentar o seu.

.

.

Veja também:

Amamentar Evita Prisão de Ventre Nos Bebês

Amamentar Economiza Seu Dinheiro. Fizemos as Contas

 

amamentar-aumenta-inteligencia-bebê

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top