search
top

AMAMENTAR AUMENTA O INTERVALO ENTRE UMA GRAVIDEZ E OUTRA

A IMPORTÂNCIA DO INTERVALO INTERGESTACIONAL

Ok. Amamentar aumenta o intervalo entre uma gravidez e outra, mas por que isso é importante? Por que você precisa saber disso? É muito simples. Acontece que durante uma gravidez o corpo da mamãe passa por enormes transformações que fragilizam sua estrutura e seu funcionamento. Há enormes gastos energéticos, mudança de peso, noites mal dormidas, estresse, vômitos. Em alguns casos ainda adiciona-se o estresse físico e psicológico de um parto cesariano (cortes, remédios e anestesia).

A importância disso tudo é a seguinte: o corpo da mulher precisa de um período de descanso entre uma gravidez e outra, para que possa recuperar-se. Quando esse intervalo não é respeitado e a mulher engravida poucos meses após o último filho, as consequências são as seguintes:

  • Gestação de Alto Risco
  • Maior Mortalidade nos Bebês
  • Maior Mortalidade Materna

.

.

.

.

QUAL O INTERVALO IDEAL ENTRE AS GESTAÇÕES?

O ideal é que o espaço entre uma gestação e outra seja igual ou superior a 24 meses. O intervalo NUNCA deve ser menor do que 6 meses, pois isso aumenta muito o risco de complicações fetais e maternas durante a gravidez.

.

.

COMO A AMAMENTAÇÃO AUMENTA ESSE INTERVALO?

A amamentação é um anticoncepcional natural e consegue reduzir bastante os casos de gravidez antes dos seis meses de vida do bebê. O que acontece é que amamentar libera hormônios no corpo da mãe que impedem a ovulação. Isso vale somente para os casos em que a amamentação é exclusiva.

A natureza é sábia!

A amamentação reduz os riscos de morte para a mãe e para os bebês.

.

Veja Também:

É possível Engravidar Amamentando?

Anticoncepcionais Na Amamentação

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR

top