search
top

AMAMENTAR É UM DIREITO HUMANO

Basta um pouco de bom senso e qualquer um pode perceber que amamentar é um direito humano. Afinal de contas, qual o melhor alimento para um bebê? Qual o alimento mais saudável?

 .

Mulher Oriental Amamentando

.

AMAMENTAÇÃO É UM DIREITO DA CRIANÇA

O aleitamento materno é protegido pela legislação brasileira.

O Estatuto da Criança e do AdolescenteECA – é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. Foi instituído em 13 de Julho de 1990. Veja o que o estatuto diz:

 .

Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

 .

A amamentação muito contribui para o desenvolvimento físico, mental e social. Bebês amamentados crescem mais saudáveis e com melhores condições psicológicas e emocionais. Diversos estudos mostraram inclusive que bebês amamentados têm mais chances de frequentar universidade, além de obterem melhor desempenho escolar.

 .

Amamentar É Um Direito Humano

.

Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

 .

Art. 9º O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade.

 .

Veja que o aleitamento materno é um direito inclusive dos bebês cujas mães estejam em regime carcerário, ou seja, na cadeia. Isso acontece por um motivo muito simples. É que o leite materno garante desenvolvimento e crescimento adequado do bebê, inclusive promovendo equilíbrio psicológico e evitando doenças.

No mundo inteiro, milhões de mortes infantis poderiam ser evitadas todos os anos simplesmente aumentando-se as taxas de amamentação. Estima-se que mais da metade das mortes por diarreia e infecções respiratórias poderiam ser contornadas com o aleitamento materno.

.

Veja também:

Os Benefícios Do Leite Materno Para Você e Seu Bebê

Semana Mundial da Amamentação – SMAM

Amamentar É Um Ato Ecológico

top