search
top

AMAMENTAR OU NÃO AMAMENTAR – ÉTICA E PRECONCEITO

A QUESTÃO DA AUTONOMIA NA AMAMENTAÇÃO

A Autonomia é um dos princípios básicos da bioética. Ela significa que cada pessoa tem o direito de tomar as próprias decisões e escolher o próprio destino, com base em seus valores pessoais. Ninguém pode obrigar outro indivíduo a tomar atitudes contra a própria vontade.

Não nos entenda mal. Embora seja altamente desejável que você amamente e embora nós façamos um grande esforço para que você consiga amamentar, existe uma coisa na qual nós não podemos interferir. Existe uma coisa que deve ser respeitada por quem quer que seja. Essa coisa é a sua autonomia para tomar decisões.

.

Você decide se vai amamentar ou não.

As pessoas podem aconselhar você, mas não podem obrigá-la.

 .

.

.

Bebê no braço - Amamentado ou Não Amamentado?

.

.

.

O PRECONCEITO PRÓ-AMAMENTAÇÃO

Amamentar é muito importante, mas atitudes radicais podem ser perigosas. O radicalismo poderia levar a um tipo de discriminação que ainda é pouco evidente: a discriminação contra mulheres que não amamentam. O mundo precisa de amamentação, mas também precisa de paz e respeito.

IMAGINE ESTA CENA:

- Amiga, a Luísa nos convidou para um almoço. Vamos?

- Ah não, amiga! Não gosto dela. Ela não amamenta.

FORA DA REALIDADE?

Talvez. Talvez isso ainda esteja muito fora da realidade. Que ótimo! Mas de qualquer maneira é melhor prevenir do que remediar. E se isso acontecer no futuro, ninguém poderá dizer que eu não avisei.

 .

.

 O PRECONCEITO CONTRA-AMAMENTAÇÃO

É claro que o preconceito mais comum é o oposto. É a discriminação contra a amamentação em público. Muitas pessoas sentem-se constrangidas ao estar diante de uma mulher amamentando. Alguns chegam a dizer que é falta de pudor. Será?

Esse tipo de discriminação já foi motivo de bate-boca, confusões e até gerou movimentos de protesto. É o caso do “mamaço” organizado por um grupo de mães. Trinta mulheres se reuniram para amamentar em público, como forma de protesto, após uma delas ter sido proibida de dar o peito em local público. Veja o vídeo:

.

.

.

 .

.

.

AMAMENTE

Amamentar é tudo de bom e faz muito bem a você e ao seu bebê. Os benefícios não vêm somente no curto prazo, mas também no longo prazo. Amamente seu bebê exclusivamente até os seis meses de idade e depois continue amamentando durante o máximo de tempo possível. São nossas recomendações. Sem radicalismos.

 .

Veja também:

Amamentar Economiza Seu Dinheiro. Veja As Contas.

Amamentar  Aumenta a Inteligência dos Bebês

Amamentar Reduz a Chance de Doença Fatal No Bebê

.

.

.

Amamentar-Ou-Não-Amamentar-Eis-A-Questão-do-Preconceito-&-Ética

.

.

CURIOSIDADE SOBRE A AUTONOMIA

As Testemunhas de Jeová, baseados em uma interpretação singular das passagens bíblicas, acreditam que seja pecado receber transfusão sanguínea, mesmo em casos de extrema necessidade. Esse tipo de posicionamento religioso tem causado muita controversa nos últimos anos.

Pelo princípio da autonomia, os médicos não podem realizar a transfusão, exceto em caso de receber autorização do paciente. Em situações de morte iminente, alguns médicos acabam optando por realizar a transfusão. Ainda assim, há vários casos de morte.

 .

Veja a passagem bíblica:

“Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. Somente não comereis carne com a sua alma, com seu sangue. Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem que matar o seu irmão, pedirei conta da alma do homem.” Génesis 9:3-5

.

Outra passagem:

“E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo.” Levítico 7:26, 27

[As Testemunhas de Jeová e a Questão Do Sangue]

.

OBRIGADO PELA VISITA!

top