search
top

ANTICONCEPCIONAL NA AMAMENTAÇÃO

Olá! Esta é uma das perguntas mais comuns sobre amamentação. As mamães querem saber se podem usar anticoncepcional, como podem evitar uma nova gravidez e se é possível engravidar amamentando. Agora você vai entender.

 .

QUAL O SEGREDO?

A chave de tudo chama-se estrógeno. O estrógeno é um hormônio presente em grande parte dos anticoncepcionais. É ele que tem potencial de causar mal à mamãe e ao bebê.

Regra geral, você pode utilizar anticoncepcional ou outros métodos contraceptivos contanto que eles não contenham estrógeno. Mas cuidado, as caixas de anticoncepcionais não mostram a palavra estrógeno e sim outros nomes equivalentes, portanto, nada de automedicação.

Procure sempre um médico.

.

QUAL O RISCO DO ESTRÓGENO?

QUANDO E POR QUÊ?

# ATÉ 3 SEMANAS – RISCO DE TROMBOSE

Antes de três semanas após o parto a mãe ainda sente vários efeitos da gravidez.

Um desses efeitos é a facilidade para trombose.

Nesta fase, nenhum anticoncepcional é recomendado. Primeiro por que o estrógeno aumenta ainda mais o risco de tromboses. Segundo por que a chance de nova gravidez é extremamente pequena, pois o aparelho reprodutor está ainda em recuperação.

.

# ATÉ 6 SEMANAS – RISCO DE MÁ FORMAÇÃO

Antes de seis semanas, ainda há risco potencial de que a exposição do bebê ao estrógeno desencadeie uma má formação. O estrógeno é um hormônio potencialmente desencadeador de câncer e anomalias.

.

# ATÉ 6 MESES – RISCO DE REDUÇÃO DO LEITE E DE VIRILIZAÇÃO

Antes de seis meses a ingestão de anticoncepcionais com estrógeno pode provocar redução na produção de leite, assim como perda de qualidade. Outro potencial risco nessa idade é de virilização da criança, ou seja, amadurecimento antes do tempo por conta do estrógeno. Um exemplo seria um bebê com broto mamário (desenvolvimento inicial das mamas).

.

# APÓS 6 MESES – MENOS RISCO

Após os seis meses de idade, o bebê já come outros alimentos e mama menos, portanto tem menos exposição a possíveis hormônios existentes no leite materno. Aos seis meses o bebê já é bem mais maduro e menos frágil.

É nessa idade também que a amamentação exclusiva deixa de proteger satisfatoriamente contra uma nova gravidez, sendo necessário um método contraceptivo mais eficaz.

Conclusão: quando o bebê completa seis meses, em geral, já se pode iniciar um anticoncepcional normal, com estrógenos, mas sempre com orientação médica. Por questão de segurança, pode ser prudente esperar até os oito meses.


QUAIS PODEM?

PODEM OS ANTICONCEPCIONAIS QUE POSSUEM APENAS PROGESTÁGENOS E NADA DE ESTRÓGENOS.

♣ Minipílula

♣ Injeção Trimestral

♣ Implante Subdérmico

♣ Preservativo

♣ Espermicida

♣ DIU não Hormonal

♣ Diafragma

♣ Laqueadura Tubária

♣ Vasectomia

♣ Métodos Naturais

.

QUAIS NÃO PODEM?

NÃO PODE qualquer um que contenha ESTRÓGENO.

♠ Anticoncepcional Combinado

♠ Anel Vaginal

♠ Adesivo Transdérmico

♠ Injeção Mensal

♠ Comprimidos Vaginais

.

Não tome medicações sem o conhecimento do seu médico.

AMAMENTAÇÃO É SAÚDE!

.

Veja também:

É Possível Engravidar Amamentando?

Posso Pintar O Cabelo Durante A Amamentação?

Camisinha Na Amamentação?

 

top