search
top

ATÉ QUE IDADE DEVO AMAMENTAR O BEBÊ?

Existem recomendações de organismos internacionais de saúde que orientam por quanto tempo deve-se amamentar um bebê. Embora desejemos que seu bebê mame o máximo de tempo possível, devo primeiro dizer que o tempo de amamentação é uma decisão sua e do bebê. Reconhecemos que amamentar pode ser bastante cansativo e estressante para algumas mullheres.

.

.

ATÉ QUE IDADE?

ATÉ 6 MESES -  Nesta idade o bebê deve alimentar-se exclusivamente de leite materno. A introdução de outros alimentos nesta idade é inadequada e pode ser altamente prejudicial, favorecendo infecções, alergias, obesidade, doenças degenerativas, doenças metabólicas, leucemia e problemas dentários.

.

ATÉ OS 2 ANOS – A criança ainda deve mamar, mas nesta idade a amamentação começa a ficar em segundo plano. É obrigatório comer outros alimentos de forma bastante diversificada, para que a criança possa ser suprida de todos os nutrientes e da energia necessária. Aqui o leite materno sozinho já não é mais suficiente.

.

APÓS OS 2 ANOS – A amamentação pode persistir, trazendo inquestionáveis benefícios, tanto para a mãe quanto para a criança. A amamentação prolongada, por exemplo, reduz o risco de câncer de mama e de ovário para a mãe, além de diminuir as chances de diabetes, doenças cardíacas e outros. Nesta idade, o leite materno já não tem tanta importância do ponto de vista energético / nutricional.

.

DICA: Em sociedades tradicionais, sem a cultura ocidental, as crianças podem mamar até os 7 anos de idade sem problemas, mas isso é raro, pois a maioria das crianças deixa de mamar espontaneamente, por elas mesmas, antes dos 4 anos de idade. O desmame natural acontece por conta da crescente independência e socialização da criança.

 .

.

ORIENTAÇÕES PARA AMAMENTAÇÃO PROLONGADA

Orientação 1 – A amamentação após os 6 meses não pode atrapalhar o consumo de outros alimentos. A partir dos 6 meses a criança necessita da introdução gradual de alimentos sólidos e pastosos até que a mama seja completamente substituída.

.

Orientação 2 – A amamentação prolongada não pode servir de pretexto para manter o seu bebê sempre dependente de você. É obrigatório incentivar a independência do bebê para que ele não fique eternamente bebê. Ele precisa de independência e de incentivo para que possa adquirir equilíbrio emocional.

.

.

QUEM DECIDE?

Algumas mulheres simplesmente não querem amamentar e não há como obriga-las. Se você não quer amamentar, tudo o que podemos fazer é orientá-la sobres os benefícios que você e o bebê irão perder. A palavra final é sempre sua.

.

.

Outros Artigos:

Como Amamentar – Passo A Passo

Os Benefícios do Leite Materno

Como Parar De Amamentar

Descubra Como Guardar Leite Materno

.

OBRIGADO PELA VSITA!

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top