search
top

AUMENTAR O LEITE MATERNO

Alguém te disse que seu leite é fraco? Pouco leite? O que fazer para aumentar a produção de leite materno? Existe leite fraco? Como saber se o seu leite é suficiente?

.

Como Aumentar O Leite Materno em 14 Passos

.

Tenho pouco leite, estou desesperada! Existe Leite Fraco?

Vou contar a você uma coisa que poucas mães sabem: leite fraco é muito raro, muito raro! Até mesmo mamães adotivas, que adotaram um bebê e que nunca sequer engravidaram, conseguem amamentar seus bebês e largar o leite artificial de lado! Elas produzem muito leite que daria até mesmo para mais de um bebê!

Se você acha que seu leite é fraco ou que tem pouco leite, o mais provável é que esteja havendo um mal entendido! Também pode estar faltando informação, apoio ou vontade. A natureza não programou as mamas para falharem. As mamas foram projetadas para produzir leite suficiente para um ou vários bebês ao mesmo tempo! Você também pode! Com certeza!

.

Como Aumentar O Leite Materno em 14 Passos

.

O choro do bebê

Muitas mamães interpretam o choro do bebê sempre como se fosse fome e acabam pensando que não têm leite suficiente e que precisam aumentar o leite. Na maioria das vezes o problema nem sequer é esse. Normalmente há leite suficiente SIM!

É preciso entender que os bebês realmente choram. O choro é a única forma de comunicação que eles têm! Pode ser que o choro seja por conta de frio, calor, posição ruim, sono, necessidade de aconchego, fraldas sujas ou até mesmo vontade de brincar com os pais!

Nem sempre é fome. Algumas vezes o bebê pode até estar sentindo dor!

Um dos pesadelos mais terríveis das mamães são as cólicas. O bebê chora, chora e nada consegue acalentar. Quando nada consegue acalmar o bebê, geralmente o problema é cólica ou dor, mas uma mamãe insegura pode achar que é falta de leite.

As cólicas costumam começar por volta das 3 semanas de vida. É nesse período que muitas mamães param de amamentar e introduzem um leite artificial, achando que não têm leite materno suficiente. “Meu leite foi pouco”, elas dizem.  Mal sabem que o leite artificial aumenta as cólicas!

Procure um pediatra!

Nem tudo que chora está com fome!

.

Desculpas que as mães dão

As mães costumam criar várias desculpas para não amamentar seus bebês. Quando não são as mães, são parentes ou vizinhos que criam as desculpas. Veja algumas:

“… passa muito tempo no peito por que tenho pouco leite.”

“… fica pouco tempo no peito, pois não tem o que sugar.”

“… chora muito, pois passa fome.”

“… dorme muito já que não consegue mamar.”

“… meu peito é pequeno. Não tem leite.”

“… meu peito é grande. É difícil de pegar.”

“… fiz cesárea e o leite secou.”

“… minha mãe não me deu peito, então é de família.”

“… vou trabalhar em três meses.”

Como você pode facilmente comprovar, parece que muitas mães de hoje não sossegam enquanto não conseguirem dar para si mesmas uma boa desculpa para não amamentar. Isso precisa ter um fim!

Outro dia estava num restaurante e aconteceu uma coisa intrigante… Quando minha esposa foi ao banheiro amamentar ocorreu que uma mulher passou e disse “Eca, você dá de mamar? Acho nojento! Até o cheiro do leite é ruim, não acha?”.

Onde chegamos?

.

Enquanto isso…

Enquanto mães, pais, vizinhos e parentes dão inúmeras desculpas e justificativas para não amamentar, acontece silenciosamente um fenômeno macabro. Percebemos a cada dia o aumento no número de crianças alérgicas, epidemias infecciosas, agravamentos e todo tipo de câncer.

Sem dúvida, seria vicioso atribuir tudo isso à falta de amamentação, mas com certeza absoluta a AUSÊNCIA DE AMAMENTAÇÃO tem sua parcela de culpa. É bem conhecido da medicina que amamentar previne toda sorte de doenças em mamães e bebês.

É claro que as doenças acontecem mesmo com os bebês que mamam. Mas, geralmente, as enfermidades são em menor número e ficam curados mais rapidamente. Leite do peito é muito bom! Leite não é fraco!

.

Como saber se o bebê está ingerindo leite suficiente?

Se o bebê está ganhando peso suficiente, deve estar tomando leite suficiente. Ponto final.

O pediatra é o profissional capacitado para dizer se o ganho de peso está adequado ou não. Seus vizinhos e familiares não são habilitados para avaliar o ganho de peso e altura de seu bebê, a não ser que eles sejam pediatras!

Outra maneira de saber é contando a quantidade de vezes que o bebê urina por dia. Pode-se fazer isso deixando o bebê com fralda de pano ou então contando as fraldas descartáveis molhadas ao fim do dia. Se o bebê urina 8 ou mais vezes ao dia, é claro que está ingerindo leite suficiente! Seu leite não é fraco!

Seu Bebê Está Ingerindo Leite Materno Suficiente? Descubra!

.

Como aumentar a produção do leite materno?

Utilize as seguintes estratégias:

a) Dê o peito sempre que o bebê quiser, pois o estímulo faz produzir leite

b) Dê o peito à noite, se ele quiser

c) Dê o peito com mais frequência

d) Dê o peito com mais frequência, mesmo que o bebê não peça

e) Ordenhe o leite nos intervalos entre as mamadas (bombinhas ou manualmente)

f) NÃO DÊ OUTROS LEITES, pois isso faria o bebê estimular menos as mamas

g) Compressas mornas nas mamas antes da mamada e ao longo do dia

h) Massagens circulares nas mamas

i) Leve uma vida sem estresse

j) Evite o máximo possível “remédios para produzir leite”

k) Certifique-se de que você está utilizando a TÉCNICA CORRETA DE AMAMENTAÇÃO

Seguindo várias destas dicas, é muito improvável que você não consiga aumentar a produção do leite.

OBS.: Se você é mamãe adotiva e não tem nada de leite, coloque gotinhas de leite artificial no mamilo e ofereça ao bebê sempre antes das mamadeiras. SEMPRE! Poderá também fazer uso de um suplementador, que é um dispositivo artesanal (ou não) que permite ao bebê tomar leite artificial e estimular o peito ao mesmo tempo. PERSISTA! Utilize também todas as estratégias citadas acima. PARABÉNS! LEITE MATERNO É FORTE!

.

Mitos e Mentiras sobre amamentação

“Cerveja preta, canjica, água inglesa e chás fazem aumentar a produção.”

“O peito seca se você jogar leite do peito na pia”

“O leite acaba se o bebê arrotar no peito”

“Quando a menstruação volta é por que está na hora de parar de amamentar”

“Quando os dentes nascem, é hora de parar a amamentação”

.

Veja também:

Como Amamentar – Passo A Passo

Seu Bebê Está Mamando Suficiente?

Pouco Leite: O Desastre

Leite Fraco: A Verdade

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top