search
top

BEBÊ DE 14 DIAS NÃO GANHA PESO. LEITE FRACO?

Muitas mães ficam desesperadas ao descobrir, por volta do quinto dia de vida, que seu bebê, ao invés de ganhar peso, “emagreceu”. Se você está nessa situação, não deixe de ler este artigo até o fim.

.

.

PERDER PESO É NORMAL?

Sim! Todos os recém-nascidos perdem uma parte do seu peso nos primeiros 5 a 7 dias. Na grande maioria dos casos essa perda chega a no máximo 10% do peso inicial do bebê. Apenas por volta do 14º dia após o nascimento é que vai ocorrer a recuperação do peso.

É normal um bebê com 14 dias de vida pesar o mesmo que pesava quando nasceu.

.

.

POR QUE ELES PERDEM PESO?

1 – PERDA DE ÁGUA

Quando o bebê nasce, ele deixa de viver no útero, que era um ambiente aquático. Isso resulta em perda de água e consequente perda de peso.

2 – MAIOR GASTO ENERGÉTICO

Ao sair do útero, o bebê passa a gastar energia para respirar, gerar calor, movimentar-se, chorar, defecar, digerir alimentos e muitas outras atividades que antes não existiam. Gastando mais energia, pode haver emagrecimento.

3 – ADAPTAÇÃO ALIMENTAR

Nos primeiros dias após o nascimento o bebê ainda não sabe alimentar-se adequadamente. Tanto ele quanto a mãe estão passando por um período de aprendizagem, quer seja aleitamento materno ou artificial. A menor ingestão de alimentos contribui para a perda de peso.

.

.

E SE A PERDA FOR EXCESSIVA?

Caso seu bebê perca mais do que 10% de seu peso, procure um bom pediatra sem demora. Pode haver algum problema acontecendo. Pode ser uma doença, um distúrbio ou talvez uma forma inadequada de amamentar. Boa parte das vezes, uma conversa com o médico é suficiente para resolver a situação. Lembre-se de procurar um pediatra que apoie o seu desejo de amamentar.

.

Observação1: Existe um pequeno grupo de bebês que perdem mais do que 10% do peso corporal sem que haja nada errado.

Observação2: Também procure o pediatra se no 14º dia de vida seu bebê ainda não tiver recuperado o peso que tinha ao nascer.

.

.

MEU LEITE É FRACO?

Não, seu leite não é fraco! Não existe leite fraco!

Leia abaixo.

.

.

O COLOSTRO

O Colostro é o leite amarelado e viscoso que vem em pequena quantidade nos primeiros 3 a 7 dias após o parto. Esse leite é normal. É um leite altamente calórico e riquíssimo em diversos fatores de defesa essenciais para um bebê recém-nascido.

Apenas após o terceiro ou sétimo dia é que o leite materno vai adquirir seu aspecto mais conhecido, ou seja, bastante fluido e esbranquiçado.

Enquanto você espera essa transformação, não é necessário suplementação com leite artificial ou com outros leites, a não ser que seja uma orientação médica. Em alguns casos pode ser necessário oferecer leite materno oriundo de um banco de leite. Isso acontece, por exemplo, no caso de bebês que nascem com peso muito baixo.

.

.

Veja também:

Como Amamentar – Passo A Passo

Seu Bebê Está Ingerindo Leite Materno Suficiente? Descubra!

Pouco Leite: O Desastre

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top