search
top

O BEBÊ NÃO ARROTOU. É OBRIGATÓRIO ARROTAR?

POR QUE OS BEBÊS ARROTAM?

Arrotam por que durante a alimentação eles engolem ar, que fica acumulado no estômago e intestinos. O arroto acontece quando o ar volta, sobe pelo pescoço e é liberado pela boca. Quando ainda é muito novinho, o bebê, com o sistema digestivo ainda muito imaturo, pode precisar de uma ajudinha para conseguir realizar a “proeza”.

.

MAMADEIRA X PEITO

É consenso que os bebês que tomam leite artificial (mamadeira) engolem mais ar, sentem mais cólicas e têm mais necessidade de arrotar. Isso acontece por que o bebê não consegue regular o fluxo de leite da mamadeira.

Quando a mamadeira está na boquinha do bebê, o leite continua descendo, mesmo sem ele estar sugando. Na pressa de engolir o leite, ele acaba engolindo ar. Já quando se alimenta ao seio, o fluxo de leite consegue ser regulado, pois o leite só desce quando o bebê suga.

Dica: Existem mamadeiras especiais com válvula, que permitem que o bebê regule a saída de leite. Nessas mamadeiras, o leite só sai se o pequeno colocar bastante força.

.

É OBRIGATÓRIO ARROTAR?

Não é obrigatório o bebê arrotar, mas é obrigatório deixar o bebê na vertical por cerca de 10 minutos após cada mamada para que ele tenha a oportunidade de arrotar. O arroto nem sempre vem por que não é sempre que o ar é engolido. Há bebês que engolem muito ar e outros que engolem menos.

.
Dica1: O Arroto pode ser silencioso e passar despercebido.
Dica2: Se não arrotar depois de tentar por 10 minutos, não tem problema. Talvez não arrote.

.

QUANDO ARROTAR?

  • Antes de mamar.
  • Depois de mamar.
  • No momento da troca de peito.
  • Quando o bebê fica inquieto e para de mamar no meio da refeição.

.

Dica1: Se o bebê está tranquilo, não interrompa a mamada. Deixe para arrotar depois.
Dica2: Pode ser que ele consiga mamar um pouco mais depois do arroto.

.

.

POSIÇÕES PARA ARROTAR

  • Inclinado e apoiado no ombro
  • Sentado no colo e inclinado

.

Dica1: Tenha sempre uma fralda à mão, pois o arroto pode vir com um pouco de leite.
Dica2: Dê tapinhas ou esfregue levemente as costas e a lateral esquerda da barriga.

.

O CHORO NO BERÇO

O bebê já terminou de mamar, mas chora logo depois de você colocá-lo no berço? Muitas vezes o motivo é uma bolha de ar que fica presa no estômago. Assim que você tira do berço, vem um forte arroto.
O ar aprisionado no estômago e nos intestinos do bebê causa bastante desconforto.

.

REMÉDIO PARA GASES

Há medicações específicas para facilitar a liberação dos gases e aliviar as cólicas. Não é recomendável utilizar tais medicações, exceto em último caso. Busque sempre orientação médica antes de dar remédios ao seu filho.

.

ATÉ QUE IDADE?

A partir dos 4 meses de vida, o aparelho digestivo já está mais amadurecido. Como consequência as cólicas costumam desaparecer e o bebê passa a ter menos problemas com gases e arrotos.

.

Veja também:

Leite Fraco? Conheça A Verdade!

Aumentar O Leite Materno

Leite Artificial Faz Ganhar Mais Peso?

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!
OBRIGADO PELA VISITA!

top