search
top

BEBÊ SÓ MAMA EM UM LADO DOS SEIOS

Doutor você já viu algo parecido com isso?

Minha filha de um mês pra cá só quer mamar de um lado do peito, eu coloco do outro lado ela se atira pra trás, chora, reclama e não mama. Eu converso com ela, mas nada, ela pode estar com muita fome, eu coloco daquele lado ela esperneia e não mama. Do outro lado, ela pega com força e mama normalmente… O pior que o peito já está empedrando do lado q ela não quer!

Por que será?

 .

Bebê e Pediatra

 .

.

É NORMAL MAMAR SÓ DE UM LADO?

Sim. Mamar em apenas um seio não significa, necessariamente, um problema. Pode ser totalmente normal, especialmente no caso de bebês muito novinhos, que ainda estão adaptando-se ao seio.

Muitas vezes a mãe “tem mais jeito” com uma das mãos e não segura bem o bebê com a outra mão, o que faz com que ele tenha dificuldades em agarrar uma das mamas. Também pode acontecer de um dos seios ter menos leite materno, o que faz com que o bebê queira rejeitá-lo. Uma última opção seria quando uma mama é ligeiramente diferente da outra, sendo uma delas mais fácil para o bebê, que passa a preferi-la.

• Mãe tem mais apoio com um dos braços
Um dos seios pode ter mais leite materno
Há pequenas diferenças entre as mamas

 .

 .

MAMAR SÓ EM UM SEIO SIGNIFICA ALGUM PROBLEMA?

Em alguns casos a preferência do bebê por um dos seios significa que ele pode estar sentindo dor em um dos lados do corpo, como por exemplo, uma dor de ouvido de um dos lados, ou uma fratura de clavícula. Naquele lado o bebê sente dor e passa a recusar o peito.

É possível também que a recusa aconteça por conta de algum problema de saúde em um dos seios. Se uma dos seios está com candidíase (sapinho), isso pode ser motivo suficiente para que o bebê rejeite aquele peito. Também pode ser uma mastite, que modifica o sabor do leite.

• Pontos dolorosos no bebê
• Problemas nos seios

 .

.

Bebê Sorindo

.

.

O QUE POSSO FAZER A RESPEITO?

Primeiramente, pode ser interessante procurar um pediatra para avaliar se há algum problema com o seu seio ou se há algum ponto doloroso no bebê que possa justificar a recusa do seio. Se não houver nenhum problema, recomenda-se insistir na amamentação, tentando acostumar o bebê a mamar dos dois lados.

Se a mãe for paciente e insistente, será possível readaptar o bebê.

Experimente tentar amamentar com o bebê sonolento ou quase dormindo, para ver se ele aceita o peito rejeitado. Outra boa estratégia é começar a mamada pelo seio que ele recusa, pois ele está com muita fome e pode acabar aceitando.

Outro recurso que se utiliza para fazer o bebê mamar na mama “recusada”, muitas vezes com sucesso, é o uso da posição “jogador de futebol americano”, com o bebê embaixo do braço, na axila.

Procurar um médico / pediatra
Avaliar pontos dolorosos
Avaliar problemas mamários
Amamentar com o bebê sonolento
Começar pelo lado rejeitado
Posição jogador de futebol americano

 .

.

Enfermeira e Bebê

.

.

É POSSÍVEL AMAMENTAR EM UM LADO SÓ?

Caso você resolva amamentar em apenas um seio, será perfeitamente possível fazê-lo. Quando você começar a amamentar de um lado só, aquele seio passará a produzir todo o leite materno necessário para a alimentação do bebê.

Entenda que um seio pode acabar ficando maior que o outro.

 .

.

O QUE FAZER COM O SEIO REJEITADO?

Você provavelmente já sabe que o acúmulo excessivo de leite pode fazer com que a mama fique “pedrada” e acabe infecionando. Recomenda-se que você fique extraindo o leite excedente, para evitar que o acúmulo levando você a apresentar uma mastite, o que seria muito ruim.

Você pode dar o leite materno excedente para o bebê ou até mesmo preparar uma papinha de frutas para ele, acrescentando o seu leite. Isso no caso de bebês maiores de seis meses, é claro.

.

Veja Também:

Dor No Seio – Mastite na Amamentação

Conheça os 4 Tipos de Mamilo x Amamentação

Como Aumentar O Leite Materno em 14 Passos

Um Grande SEGREDO Para Amamentar

Como Tirar O Leite Materno?

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top