search
top

BEBÊS JÁ NASCEM PROGRAMADOS PARA AMAMENTAÇÃO

Talvez você ainda não saiba desta informação, mas a verdade é que os bebês são programados para a amamentação. Você entenderá melhor quando conhecer os reflexos do bebê recém-nascido. São cerca de cinco reflexos que, além de facilitar a amamentação, também impedem que o bebê coma alimentos sólidos quando ainda não estiver preparado.

.

Reflexos da Amamentação

.

REFLEXOS DO BEBÊ RECÉM-NASCIDO

  • Reflexo de Busca ou Procura
  • Reflexo de Extrusão
  • Reflexo de Sucção
  • Preensão Reflexa ou Mordida Fásica
  • Reflexo de Deglutição

.

.

Reflexo de Busca ou Procura

Esse reflexo favorece o início da mamada. Quando você encosta o bico do peito ou qualquer outro objeto no canto da boca do bebê, ele vira o rosto em direção ao seio e abre a boca. O intuito desse reflexo é achar o seio e iniciar a mamada. Você pode e deve explorar esse reflexo quando for amamentar.

Quando a boquinha estiver aberta, é hora de introduzir a aréola.

.

Reflexo de Busca ou Procura

.

Reflexo de Extrusão

O reflexo de extrusão é muito importante. Quando a língua do língua do bebê é tocada, ele projeta a língua para fora da boca, encostando a língua na gengiva inferior. Isso serve para formar a vedação da pega, além de proteger o seio contra possíveis mordidas. É um reflexo essencial para amamentar.

Se você tentar dar alimentos sólidos para um bebê que ainda tenha o reflexo de extrusão, ele vai “cuspir” o alimento com a língua. Esse reflexo desaparece por volta dos seis meses, época em que se deve começar a introduzir os alimentos complementares.

.

Reflexo de Sucção

Uma vez com o seio dentro da boca, esse reflexo faz com que o bebê realize movimentos ritmados com a língua, de forma a ordenhar o seio e sugar o leite materno. O reflexo de sucção acontece de forma coordenada com o reflexo seguinte.

.

Preensão Reflexa ou Mordida Fásica

Acontece em coordenação com o reflexo de sucção. A preensão reflexa é quando o bebê pressiona a aréola durante a amamentação, abrindo e fechando a mandíbula de forma ritmada. O bebê meio que morde a aréola, sem retirar a boca. Isso ajuda na ordenha do leite materno.

.

Reflexo de Extrusão

.

Reflexo de Deglutição

Depois de realizar todos os processos anteriores, o bebê estará com o leite materno em sua boca. Isso faz com que outro reflexo seja desencadeado, um reflexo que persistirá mesmo no adulto. É o reflexo de deglutição. Quando um alimento chega ao fundo da boca, é desencadeado um reflexo neurológico que faz com que o alimento seja engolido.

O reflexo de deglutição persiste até a idade adulta.

.

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top