search
top

CAMISINHA NA AMAMENTAÇÃO?

CAMSISINHA X PROGESTERONA X ESTRÓGENO

Você está amamentando seu bebê e preocupada com a possibilidade de engravidar? Está pensando em tomar um anticoncepcional para evitar uma nova gravidez? Esta é uma preocupação muito comum e totalmente genuína. Adiar uma nova gravidez é saudável para a mãe e contribui para o sucesso da próxima gestação.

Abaixo estão as três opções mais utilizadas para evitar gravidez.

.

CAMISINHA

A camisinha é a forma mais segura de contracepção durante o aleitamento materno, pois não há possibilidade de interferência na produção do leite (quantidade e qualidade) nem possibilidade de prejudicar o bebê.

Se esta for a opção, recomenda-se também o uso de um lubrificante, pois neste período da vida a mulher geralmente fica com pouca lubrificação vaginal, por conta da amamentação e dos hormônios que a amamentação faz produzir.

A camisinha pode e deve começar a ser usada a partir da terceira semana após o parto.

.

CONTRACEPTIVO COM PROGESTERONA

Embora medicamentos com progesterona possam ser utilizados a partir de 3 semanas após o parto, é mais prudente adiar para depois das 6 semanas. Não há evidências de que a progesterona afete negativamente a produção de leite nem de que ofenda o bebê.

A maioria das mulheres utiliza minipílula enquanto amamenta. A minipílula é justamente um exemplo de anticoncepcional somente com progesterona. É uma excelente escolha.

Ainda assim, camisinha é mais segura para o bebê e para o aleitamento materno.

.

CONTRACEPTIVO COM ESTRÓGENO

Os anticoncepcionais orais combinados são aqueles anticoncepcionais que a grande maioria das mulheres toma no dia a dia. Eles possuem estrógeno em sua composição e por isso só podem começar a ser usados a partir dos 6 meses de vida do bebê. Nunca utilizar anticoncepcionais com estrógeno se seu bebê estiver em amamentação exclusiva.

Mesmo após os 6 meses, o uso de anticoncepcionais com estrógeno é de exceção. Deve-se ter o cuidado de utilizar uma opção que contenha níveis baixos de estrógeno, para evitar que haja interferência na produção do leite materno.

.

NO FIM DAS CONTAS

Deixe sempre que seu ginecologista prescreva uma medicação adequada. Existem várias opções no mercado e só um profissional competente é capacitado para tomar, juntamente com você, a melhor decisão.

.

Veja também:

Quais Anticoncepcionais Pode Tomar Durante a Amamentação?

É Possível Engravidar Amamentando?

Posso Pintar O Cabelo Enquanto Amamento?

Amamentar Faz Emagrecer?

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top