search
top

PREVINA AS CÁRIES DENTÁRIAS COM AMAMENTAÇÃO

Você sabe o que é uma cárie?

A cárie é a destruição do material dentário, que resulta de uma infecção crônica da boca. É uma infecção silenciosa, que muitas vezes só é percebida quando já é tarde demais. Felizmente, é possível prevenir.

Qual será o papel da amamentação no aparecimento das cáries? Será que amamentar ajuda a proteger a dentição dos nossos bebês? É possível prevenir as cáries amamentando?

Veja a seguir:

 .

Cáries No Bebê x Amamentação

 .

Há três fatores envolvidos na formação da cárie:

1 – Presença de bactérias causadoras da cárie

2 – Presença de certos alimentos na boca

3 – Dentes frágeis ou indivíduo com fragilidade

 .

Para nós interessa o seguinte:

I - Os bebês têm os dentes recém-formados, mais suscetíveis a sofrer ação de bactérias causadoras da cárie, especialmente se o bebê for desnutrido ou prematuro.

II - Quando a mãe tem cárie dentária, a probabilidade de que o bebê seja acometido pelas cáries também aumenta, pois as bactérias presentes na boca da mãe podem ser facilmente transmitidas para a boca da criança.

III – Escolher bem os alimentos do bebê e fazer uma boa higiene bucal são fatores fundamentais na prevenção das cáries, por que certos alimentos facilitam a instalação das bactérias. Além disso, alimentação ruim pode resultar em dentes frágeis e bebês frágeis.

 .

Amamente Seu Bebê

 .

.

LEITE MATERNO & AMAMENTAÇÃO

Lembre-se: a cárie é uma infecção e o leite materno possui uma infinidade de fatores que inibem as infecções de todos os tipos: infecções respiratórias, intestinais, de ouvido, etc. Seguindo essa linha de raciocínio, é fácil perceber que amamentar também previne as cáries, pois as cáries nada mais são do que um tipo de infecção, que acomete os dentes.

Amamentar resulta em um bebê bem nutrido, com peso adequado e dentes bem formados.

Bebês mal nutridos ou obesos têm cárie com mais facilidade.

O leite materno possui uma composição química diferenciada, diferente dos outros leites encontrados na natureza. Os açúcares presentes no leite materno têm melhor qualidade. As substâncias existentes no leite materno inibem a formação das cáries.

 .

.

Escova de Dentes

.

OS ESQUIMÓS E VOCÊ

Há evidências importantes de que as cáries dentárias sejam um produto da civilização moderna, dos alimentos artificiais e industrializados.

As crianças esquimós possuem índice de cárie de apenas 1,2%. As crianças samoanas possuem índice de cárie de apenas 0,5%. Estudos realizados com crânios humanos da era pré-histórica mostraram que não existia cárie dentária naquela época, exceto em indivíduos idosos.

Nas culturas “primitivas”, a alimentação é natural e a amamentação costuma durar entre 18 e 36 meses.

 .

.

OPINIÃO CONTROVERSA

A associação americana de odontopediatria sugere que, após o surgimento do primeiro dente, as mães parem de amamentar seus bebês durante a noite. Sugere também que não coloquem seus filhos para dormir no peito, pois isso poderia facilitar o aparecimento das cáries.

O embasamento científico para isso é que à noite a produção de saliva fica muito reduzida, facilitando a ação das bactérias. Mas isso acontece na presença de qualquer alimento, não só do leite materno. A orientação da associação americana é controversa.

 .

.

Veja também:

Os Benefícios do Leite Materno Para Você e Seu Bebê

Quem Pode Ajudar Você a Amamentar?

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR.

top