search
top

COMO AUMENTAR O LEITE MATERNO EM 14 PASSOS

Olá! Antes de entendermos como aumentar a produção leite materno, gostaria de esclarecer uma coisa: na grande maioria das vezes em que uma mãe acha que precisa de mais leite, na verdade o que está acontecendo é algum mal entendido ou falta de informação. Sugiro que leia o artigo “Seu Bebê Está Mamando Suficiente?” onde explicamos como descobrir se a ingestão de leite materno está adequada. Caso a ingestão de leite esteja adequada, não há necessidade de aumentar a produção.

.

Agora vamos aos 14 passos.

.

.

# 01 # A PEGA PRECISA ESTAR CORRETA

Para aumentar a produção de leite materno, é preciso que as mamas sejam estimuladas corretamente pelo bebê. O estímulo só acontece quando o bebê suga de forma adequada, realizando uma pega correta. Esse estímulo emite um sinal para o cérebro, que ordena que seja produzido mais leite materno.

[ A Pega Correta É Essencial Para Amamentar ]

Quando a pega está incorreta, o bebê não consegue retirar o leite. Ele continua com fome, mesmo que haja muito leite materno.

.

.

# 02 # DÊ O PEITO SEMPRE QUE O BEBÊ QUISER

Dar o peito sempre que for solicitado é mais um fator que contribui para um estímulo adequado.

.

.

# 03 # DÊ O PEITO À NOITE

À noite é o período em que acontece a maior liberação de prolactina, o principal hormônio necessário para produção de leite materno. Amamentar à noite faz a diferença.

.

Bebê Feliz na Grama

.

# 04 # DÊ O PEITO MESMO QUE O BEBÊ NÃO PEÇA

Coloque frequentemente o seu bebê no seio, mesmo que ele não esteja pedindo. Faça o possível para que haja o máximo de estímulo nas mamas.

.

.

# 05 # OFEREÇA OS DOIS SEIOS EM CADA MAMADA

Esta é uma recomendação do Ministério da Saúde: oferecer ambos os seios dentro da mesma mamada para conseguir um aumento na produção. No entanto, devo alertá-la de que você não deve criar o hábito de trocar o bebê de peito a todo instante. A troca de peito só deve ocorrer quando o peito atual estiver totalmente vazio.

Caso queira utilizar a técnica de oferecer os dois seios, recomendo que faça isso apenas até conseguir a produção desejada de leite materno. Depois que conseguir atingir produção satisfatória, volte aos hábitos corretos: troque de peito apenas quando estiver vazio.

.

.

# 06 # ORDENHE O LEITE ENTRE AS MAMADAS

Ordenhar manualmente ou com a ajuda de uma ordenhadeira elétrica (bomba tira leite, bomba de sucção) é mais uma forma de estimular o seio e elevar a produção. Deve ser feito entre as mamadas.

.

Amamentando o Bebê

.

# 07 # NÃO DÊ OUTROS LEITES

Se você der leite artificial, o bebê terá menos fome para sugar seu seio. Isso diminui o estímulo e, consequentemente, a produção de leite materno.

.

.

# 08 # COMPRESSAS MORNAS NAS MAMAS

Faça compressas mornas antes das mamadas, isso estimula as mamas, mas, o principal, é que facilita a saída do leite materno. Assim há mais leite disponível para o bebê. As compressas também podem ser aplicas ao longo do dia.

.

.

# 09 # MASSAGENS CIRCULARES NAS MAMAS

Aqui é a mesma coisa, massagem facilita a saída do leite materno.

.

.

# 10 # LEVE UMA VIDA SEM ESTRESSE E DURMA BEM

O estresse libera hormônios que bloqueiam os mecanismos fisiológicos de produção e ejeção do leite materno.  Evite estresse e tente dormir bem. Peça ajuda de alguma amiga ou de um familiar que esteja disposto a dividir a carga de trabalho com você.

.

Amamentar Faz Bem

.

# 11 # TENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO E BEBA ÁGUA

Embora isso isoladamente não faça surgir leite, contribui para a saúde geral da mulher, o que acaba ajudando. Beber muita água é obrigatório. Algumas mulheres chegam a precisar de 4 litros de água por dia, afinal de contas, cerca de 87% do leite materno é composto por água.

.

.

# 12 # REMÉDIOS PARA PRODUZIR LEITE

Existem vários remédios que aumentam a produção de leite materno. Recomendamos que evite ao máximo utilizar esta estratégia. Deixe mesmo para último caso e somente com a orientação de um bom profissional de saúde.

O estado psicológico da mulher frequentemente fica frágil após o parto e o uso de medicações pode desencadear efeitos psicológicos muito ruins. Há casos em que mulheres tomam medicações para produzir leite e acabam ficando depressivas ou até mesmo psicóticas.
Nunca tome medicações por conta própria.

.

.

# 13 # CUIDADO COM ANTICONCEPCIONAIS

Cuidado, pois há medicações que reduzem a produção de leite. Converse sempre com o ginecologista. Os anticoncepcionais tradicionais, que contêm estrógeno, podem reduzir drasticamente a produção de leite materno, mas alguns deles não interferem. Pergunte ao ginecologista qual a hora certa de utilizar pílulas e qual delas é mais adequada para você.

.

.

# 14 # CUIDADO COM A DOR E OUTROS PROBLEMAS

Problemas como fissuras mamárias (peito rachado) podem causar muita dor e acabar bloqueando a saída de leite através de mecanismos hormonais e neurológicos. Se esse tipo de problema acontecer com você, resolva rapidamente.

Também há outras dificuldades que podem atrapalhar, mas podem ser resolvidas, como, por exemplo, problemas congênitos no bebê (lábio leporino) e outros. Procure um especialista para ajuda-la, principalmente se sua situação for um pouco mais rara.

.

.

AMAMENTAÇÃO ADOTIVA – DICAS EXTRAS

Para as mamães que nunca engravidaram e que desejam amamentar seus bebês adotivos, as técnicas acima também são válidas, porém será preciso alguns cuidados extras e muito mais persistência. Se você é uma destas mães, você merece a nossa admiração. É necessário muito amor e disposição para realizar a amamentação adotiva. Abaixo segue algumas dicas para você. Logo teremos um artigo exclusivamente sobre este tema.

.

DICAS:

.

UTILIZAR UM SUPLEMENTADOR, dispositivo que permite que a mamãe alimente seu bebê com leite artificial ao mesmo tempo em que o bebê suga o seio, estimulando a produção láctea.

OFERECER O SEIO ANTES DE DAR MAMADEIRA (caso não utilize suplementador), para que possa ocorrer o estímulo mamário.

COLOCAR UMA GOTINHA DE LEITE NO MAMILO para estimular o bebê a pegar o seio.

OFERECER O SEIO cerca de 8 vezes ao dia.

UTILIZAR OS 14 PASSOS descritos anteriormente.

.

Veja também:

Como Amamentar – Passo A Passo

Seu Bebê Está Mamando Suficiente? Descubra Agora!

A Pega Correta É Essencial Para Amamentar

Conheça os 4 Tipos de Leite Materno

Pouco Leite – O Desastre

Leite Fraco – A Verdade

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

PERSISTA!

top