search
top

COMO PREPARAR OS SEIOS PARA AMAMENTAR (COMPLETO)

Este é um tema que gera bastante dúvida. As mulheres grávidas procuram formas de se preparar para a amamentação. Afinal de contas, o que deve ser feito? Como preparar os seios para amamentar?

.

BUCHA VEGETAL

POR QUE NÃO?

A utilização de bucha vegetal, toalha e outros materiais ásperos pode acabar machucando os mamilos e a aréola. São áreas muito delicadas. Outro ponto a considerar é que a utilização desses materiais pode prejudicar a lubrificação natural da mama.

Alguns especialistas ainda recomendam o uso da bucha vegetal, como forma de reduzir a sensibilidade dos seios. Caso você opte por utilizar a bucha, tudo bem, mas tenha muito cuidado para fazer de forma bem delicada. Os seios já são naturalmente preparados para amamentar.

.

Bucha Vegetal

.

CREMES

POR QUE NÃO?

Quando você aplica cremes nos seios, aréola e mamilos; eles ficam cada vez mais delicados e sensíveis, o que vai acabar facilitando o aparecimento de rachaduras, fissuras e dor mamária. Os seios já têm lubrificação natural, não é preciso acrescentar lubrificação.

Observação: Quando os seios já estão rachados, pode ser recomendável utilizar óleo de lanolina. Neste caso, procure seu médico com urgência.

.

Cremes e Cosméticos Para os Seios

.

CASCA DE FRUTAS

POR QUE NÃO?

Em alguns locais, existe a cultura de utilizar casca de frutas para resolver rachaduras ou para preparar os seios. Não há comprovação de que a utilização de cascas de frutas traga benefícios. O mais provável é que facilite a instalação de fungos.

.

ALCOOL, TINTURA, CHÁS E OUTROS AGENTES.

POR QUE NÃO?

Não há comprovação de benefícios. Alguns desses produtos ressecam o bico do peito, o que não é nada desejável. Simplesmente não faz sentido.

.

Gravidez: Hora Certa de Aprender Como Amamentar

Como Amamentar – Passo A Passo

.

Casca de Frutas Ajuda os Seios?

.

EXERCÍCIOS PARA OS MAMILOS

Os exercícios consistem em repuxar os mamilos durante o banho, além de rodá-los repetidamente, como se estivesse “rodando o botão de volume do rádio”. O objetivo destes exercícios é reduzir a sensibilidade, aumentar a elasticidade e formar bico.

Hoje em dia, novos estudos mostraram que esses exercícios não são recomendados. Não trazem benefícios. Pode ser útil somente em alguns casos específicos, sob orientação de um ginecologista.

A prática de puxar e rodar os mamilos é absolutamente contraindicada em mulheres com tendência a abortamentos, pois a estimulação dos mamilos pode causar contrações uterinas e desencadear um parto prematuro.

.

CONCHAS PARA FORMAR BICO

Podem ser úteis para corrigir mamilos invertidos ou planos. A utilização costuma ser passageira, apenas até que a amamentação esteja estabelecida. As conchas não devem ser utilizadas por todas as mulheres, como se fosse rotina. Procure um médico para orientá-la.

.

Concha Para Formar Bico

.

CUIDADOS GERAIS

LEIA !

Quando for tomar banho, lave os mamilos e aréolas apenas com água. Não é necessário utilizar sabão ou sabonete. Não utilize produtos abrasivos. Quanto mais você lavar, maior o risco de ressecamento. Como você já sabe, ressecamento causa rachaduras e dor.

As mamas têm glândulas que promovem lubrificação e limpeza naturais.

.

SOL & AR FRESCO

LEIA !

Se você tiver oportunidade, dê banho de sol nos seios todos os dias pela manhã durante 10 minutos. Faça isso bem cedo ou então no fim do dia, com sol baixo. Cuidado para não exagerar.

Expor as mamas ao ar livre também contribui para a saúde.

.

Cuidar dos Seios - Sol & Ar Fresco

.

SUTIÃ CONFORTÁVEL

Procure um sutiã que te deixe confortável e dê boa sustentação. Algodão é uma boa opção. Alguns sutiãs de amamentação possuem um velcro (uma janelinha) para facilitar a amamentação, mas isso não é muito bom. O ideal mesmo é que as mamas estejam completamente expostas na hora de amamentar. Se o sutiã permitir a exposição completa da mama, tudo ok. Nada de sutiãs difíceis de tirar. Na hora da fome, o bebê quer o peito o mais rápido possível.

.

Sutiã de Amamentação

.

COMO PREPARAR OS SEIOS PARA AMAMENTAR?

As coisas mais importantes que você precisa fazer para preparar-se para amamentar:

• Informe-se. Boa informação é tudo.

Procure um ginecologista / pediatra / profissional competente

Alimentação saudável

Hábitos de vida saudáveis

Sol & Ar Fresco

Lavar com Água

Sutiã Confortável

Pode parecer bobagem, mas é importante você procurar um bom profissional de saúde que possa analisar o seu seio. Ele dirá qual o seu tipo de mamilo. Existe mamilo normal, curto, longo, plano e invertido. Qual o seu tipo? Para certos tipos de mamilo, pode ser necessário um pouco de orientação.

Alimentação saudável e bons hábitos de vida melhoram a saúde como um todo, inclusive a saúde dos seios, a produção de leite materno e a amamentação. Como já dissemos acima, é saudável tomar 10 minutos de sol nas mamas todos os dias de manhã, além de deixa-las expostas ao ar livre.

.

MITOS SOBRE OS SEIOS

Durante a consulta com bom profissional de saúde, você também poderá esclarecer mitos sobre amamentação e sobre o próprio seio. Um dos mitos é “seio pequeno não produz leite”. Há muitos outros mitos.

.

VEJA TAMBÉM:

Um Grande Segredo Para Amamentar

Mitos Estranhos Sobre Amamentação

.

PARABÉNS!

top