search
top

APRENDA COMO TIRAR O LEITE MATERNO

É muito importante que você aprenda como ordenhar (tirar) seu leite, pois isso será certamente útil em uma ou várias situações ao longo de todo o período em que o bebê estiver em amamentação.

.

MÉTODOS PARA TIRAR O LEITE

  • Ordenha Manual
  • Ordenha Com Aparelhos

.

TÉCNICA DE ORDENHA MANUAL

1 – Faça massagens circulares e delicadas nas mamas.

2 – Coloque compressa quente nas mamas para facilitar a saída do leite.

3 – Lave bem as mãos

4 – Vá para um lugar tranquilo.

5 – Pense em coisas boas e pense no bebê.

6 – Coloque a mão em formato de “C” nas bordas das aréolas.

7 – Comprima as aréolas e aperte um pouco contra o tórax.

*Não puxe os mamilos, pois pode machucar.

*Cuidado para não apertar no bico. Apertar na borda da aréola.

*Apertar longe da aréola também vai machucar.

*Desprezar os primeiros jatos.

*Você também deve pressionar nas laterais, para alternar.

*Se o fluxo reduzir demais, troque de lado.

*O Leite deve sair do peito e cair diretamente no vasilhame.

8 – Repita o processo várias vezes até extrair a quantidade necessária.

10 – Caso o leite vá ser estocado, utilize um vasilhame esterilizado e com tampa.

11 – Ao concluir, colocar algumas gotas de leite nos mamilos e secar ao ar livre.

.

VALIDADE & ARMAZENAMENTO

 

  • 02 horas em temperatura ambiente
  • 24 horas em geladeira doméstica
  • 15 dias em um freezer
  • 6 meses ou mais em um banco de leite

.

Esse prazo de validade só pode ser levado em consideração caso sejam observados todos os cuidados de higiene, lavagem das mãos, desprezo dos primeiros jatos e vasilhame com tampa e esterilizado (escaldado).

Dica1: Coloque uma etiqueta em cada vasilhame com o registro da data e da hora em que foi realizada a extração, assim você poderá ter um melhor controle.

Dica2: Após escaldar o vasilhame, não enxugue. Deixe simplesmente escorrer. Enxugar pode contaminar o vidro com as bactérias do pano, além de deixar felpos.

.

QUANDO UTILIZAR O ESTOQUE?

  • Trabalho – Se você precisa voltar a trabalhar, é muito importante começar a aprender a ordenhar cerca de 15 dias antes de retornar ao emprego. O estoque será muito importante para manter o aleitamento exclusivo quando você estiver longe de casa.
  • Saídas – Você pode querer visitar uma amiga, ir ao cinema ou sair para descontrair um pouco, afinal de contas, ser mãe não é moleza! Ninguém é de ferro, certo? Sendo este o caso, deixe alguém em casa com orientações corretas para oferecer seu leite ao bebê quando estiver com fome.
  • Descanso – Quando você estiver muito cansada e quiser dormir a noite inteira sem interrupções, o estoque será um grande aliado seu. Deixe alguém responsável.
  • Casa de parentes – Vai precisar viajar? Ficar o dia fora? A vovó pediu para passar o dia com o bebê? Deixe uma parte do estoque no local e dê orientações corretas de como proceder na hora de alimentar o bebê.
  • Bebê doente / Prematuro – Um bebê prematuro ou muito doente pode não conseguir mamar adequadamente. Nesse caso você pode precisar alimentar com copinho ou colher.

.

.

NA HORA DE UTILIZAR:

Na hora de utilizar o estoque faça o seguinte: descongele em geladeira, aqueça em banho-maria com o fogo desligado e ofereça na colher, com cuidado para não colocar uma quantidade exagerada dentro da boca do bebê. O Bebê não deve estar deitado. Deve estar sentado e ligeiramente inclinado. É recomendado evitar mamadeiras.

Utilize tudo o que descongelar e jogue o restante fora. Nunca reutilize ou congele as sobras.

Não ferva. Não é recomendado micro-ondas, pois o aquecimento é irregular.

.

OUTROS DESTINOS

  • Banco de Leite – Você poderá doar o excesso para um banco, que dará um destino muito útil para o seu leite. Ele irá alimentar bebês na UTI, pois as mães frequentemente não conseguem produzir o necessário.
  • Desprezar – Em algumas situações, você irá tirar o leite materno apenas para desprezá-lo. Isso acontecerá, por exemplo, quando precisar aliviar o peito se estiver muito cheio. Nesse caso, infelizmente, é jogar na pia.

.

AUMENTANDO A PRODUÇÃO!

Outra função maravilhosa da ordenha é aumentar a produção láctea! Ao ordenhar o leite materno no intervalo entre as mamadas, você estará estimulando as mamas e o sistema endocrinológico a elevar a produção.

.

CUIDADO COM MÁ INTERPRETAÇÃO!

Algumas mães têm enorme dificuldade em realizar a ordenha e logo interpretam que é por que têm pouco leite. Isso é um engano! Mesmo que a mãe não consiga ordenhar uma boa quantidade, isso não significa que o bebê não consiga!

Você só pode dizer que realmente produz pouco leite materno se tentar ordenhar durante uma hora por 3 dias seguidos e mesmo assim não for possível extrair nem 5 ml!

Persista, pois nem sempre é fácil. Só praticando você conseguirá. Você pode buscar ajuda de um profissional de saúde, de uma mãe experiente que tenha amamentado seus filhos ou pode orientar-se em um banco de leite.

.

.

Veja também:

Como Aumentar O Leite Materno em 14 Passos

Conheça os 4 Tipos de Leite Materno

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

PERSISTA!

top