search
top

LEITE DE FERRO

Amamentar pode livrar seu filho da anemia?

Não lhe parece contraditório que o leite materno previna anemia na infância? O leite de vaca integral possui a mesma quantidade de ferro que o leite materno. Então, por que a amamentação consegue prevenir a anemia? Leia para descobrir.

.

Mas o que é a anemia?

Anemia consiste em baixa concentração de hemoglobina no sangue. A hemoglobina é uma substância com cor avermelhada que faz o transporte de oxigênio para todo o corpo.

Cerca de 80% dos casos de anemia acontece devido a um baixo teor de ferro no organismo.

.

Quais as consequências?

As consequências são: deficiência de crescimento, déficit cognitivo, fadiga, dor de cabeça e mal funcionamento do corpo como um todo.

.

Por que um bebê precisa tanto de ferro?

Um adulto saudável, com reservas de ferro adequadas, não precisa absorver grandes quantidades de ferro. Precisa apenas repor as pequenas perdas fisiológicas. O corpo humano quase não perde ferro, pois não possui mecanismos de eliminação do ferro. Todo o ferro utilizado é reciclado e reutilizado várias vezes ao longo da vida. As mulheres, por conta da menstruação mensal, precisam repor mais ferro.

O bebê, por outro lado, está em rápido crescimento e necessita, proporcionalmente, de muito mais ferro para que possa expandir sua massa, gerar mais células sanguíneas, músculos e funcionar corretamente.

.

E então, por que amamentar previne anemia?

Por que o ferro do leite materno é muito bem aproveitado.

Cerca de 50% do ferro existente no leite materno consegue ser absorvido. Enquanto isso, apenas 10 a 20% do ferro existente no leite de vaca consegue ser absorvido.

O leite materno possui Lactoferrina e bastante Vitamina C.

A Vitamina C facilita a absorção do ferro.

A Lactoferrina é uma proteína exclusiva do leite materno, não existe no leite de vaca integral nem nas fórmulas infantis. Ela serve de ponte para maior absorção de ferro.

.

E o leite artificial?

O leite de vaca possui substâncias que dificultam a absorção de ferro. Essas substâncias são: caseína, proteína do soro, e excesso de cálcio.

Apenas 10 a 20% do ferro existente no leite de vaca ou nas fórmulas infantis consegue ser absorvido. As fórmulas infantis são feitas de leite de vaca integral modificado e costumam ser enriquecidas com ferro numa tentativa de compensar essa deficiência de absorção.

Quando o bebê está alimentando-se de leite artificial, está perdendo a oportunidade de ingerir algum outro alimento que contenha mais ferro aproveitável.

Pesquisas mostram que a ingestão do leite artificial causa danos na mucosa intestinal, o que ocasiona micro hemorragias no intestino de crianças pequenas que ingerem o leite de vaca. Mais um fato que pode contribuir para causar anemia no bebê.

.

Até que idade o aleitamento protege meu bebê contra anemia?

Até os seis meses de idade, o leite materno protege o bebê contra anemia e supre completamente tudo o que ele precisa, inclusive ferro. Após os seis meses, é obrigatório introduzir alimentação complementar para que as necessidades sejam totalmente atendidas.

.

E quanto aos bebês com peso baixo?

Bebês com baixo peso nascem com menos reservas de ferro e passam por uma curva de crescimento mais exigente. Necessitam de mais ferro. Para eles, o leite materno é especialmente importante.

.

Veja também:

Como Amamentar – Passo A Passo

Os Benefícios Do Leite Materno Para Você E Seu Bebê

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top