search
top

DIARRÉIA NO BEBÊ x AMAMENTAÇÃO

Amamentar evita o aparecimento de diarreia em bebês? Será que amamentar também trata a diarreia, além de evita-la?

 .

LEITE MATERNO x OUTROS ALIMENTOS

E A DIARRÉIA?

CONSIDERE O SEGUINTE:

 .

  • O ALIMENTO que você dá ao seu bebê pode estar contaminado.
  • A ÁGUA utilizada no preparo de alimentos é suscetível a contaminações e pode conter impurezas, mesmo sendo água tratada ou água mineral.
  • O VASILHAME (ou mamadeira) utilizado para servir a comida pode acumular uma sujeirinha difícil de limpar. Isso significa possibilidade de contaminação.
  • O PROCESSADOR (liquidificador) e os utensílios que você utiliza no preparo da comida às vezes acumula alguma sujeirinha nas frestas e encaixes, também difíceis de limpar.
  • As MÃOS de quem prepara o alimento, por mais que tome cuidado, pode conter microrganismos patógenos (que provocam doenças).

 .

Portanto, entenda que há diversos riscos para bebês que se alimentam de outras coisas que não sejam o leite materno. Por mais que tome cuidado, um pequeno descuido pode provocar uma diarreia e trazer consequências importantes, especialmente no caso de bebês pequenos.

Bebês que mamam também adoecem, mas é menos frequente e a cura costuma ser rápida.

Agora ficou fácil entender por que amamentar previne diarreia nos bebês.

 .

Bebê-Amamentado-Não-Tem-Diarreia

.

.

.

QUANDO VOCÊ AMAMENTA:

  • O leite materno vem sempre limpo.
  • Não é necessário adicionar água.
  • Vasilhames não são necessários.
  • Processadores não são necessários.
  • O leite materno chega diretamente na boca do bebê, sem contato com as mãos.

 .

 .

AMAMENTAR NÃO SÓ PREVINE. TAMBÉM CURA.

Como já disse em diversos artigos, o leite materno tem um número incontável de fatores de proteção que criam uma capa de defesa imunológica que recobre todo o intestino da criança, evitando toda sorte de infecções.

Mas além de evitar a diarreia, o leite materno também cura, pois o bebê recebe células de defesa, anticorpos, lisozima, lactoferrina e outros defensores através da mama. Esses defensores trabalham arduamente combatendo os vírus e bactérias que ameaçam o bebê.

Atenção! Apesar da enorme contribuição do leite materno, não deixe de levar seu bebê ao pediatra caso ele apresente diarreia. Em alguns casos selecionados, pode haver necessidade de antibiótico.

 .

Bebê-Megulho

.

.

O QUE OS ESTUDOS MOSTRAM?

Um estudo brasileiro mostrou que amamentar reduz o risco de morte por diarreia em 21 vezes. As diarreias são a terceira doença mais comum em bebês e são responsáveis por um terço de todos os internamentos hospitalares infantis nos países em desenvolvimento.

 .

OBSERVAÇÃO

Nós falamos neste artigo que o leite materno sempre vem limpinho. É verdade, mas existem situações raras em que pode haver transmissão de doenças infecciosas através do leite materno. São apenas umas poucas situações que contraindicam a amamentação de forma definitiva ou temporária. Exemplos: doenças bacterianas avançadas na mãe, HIV e TB-MDR.

 .

.

Veja também:

Amamentar Reduz O Risco de Doença Fatal no Seu Bebê

Amamentar Combate Resfriado no Bebê

 Sangramento Pós-Parto x Amamentação

O Intervalo Entre Uma Gravidez e Outra Aumenta Com a Amamentação

Amamentar Evita Prisão de Ventre nos Bebês

Amamentar Previne 6 Tipos De Câncer No Bebê

.

PARA EVITAR DIARREIA NO BEBÊ, BASTA AMAMENTAR.

top