search
top

GRAVIDEZ – HORA CERTA DE APRENDER COMO AMAMENTAR

.

DEU POSITIVO?

HORA DE PROCURAR O PEDIATRA!

A maioria das mulheres procura um pediatra apenas alguns dias após o nascimento do bebê. Não faça assim! Você deve procurá-lo logo que souber que está grávida! Esse é o momento ideal de procurar orientações sobre amamentação e entender os desafios que terá pela frente.

Depois que o bebê nascer, você estará bastante atarefada e provavelmente estará também um pouco fragilizada, principalmente se o parto for cesariano. Os primeiros dias podem ser bem difíceis, o que dificulta aprender ou fazer qualquer coisa.

Seja precavida!

.

.

DEU POSITIVO! VOCÊ JÁ FOI AO GINECO?

A história da concepção de um bebê deveria ser da seguinte forma.

Mamãe e papai já estão juntos faz um bom tempo, já se conhecem bem e decidem que está na hora de ter mais um membro na família, um bebê. Eles procuram o ginecologista para orientações. O ginecologista faz algumas perguntas sobre a mulher, sobre o casal e sobre o histórico familiar. Para completar, solicita alguns exames para verificar se está tudo bem com a saúde da mulher.

Agora sim! Mamãe está pronta para engravidar e trazer mais uma vida para iluminar o mundo! Sabendo que está tudo certo, o casal engravida de forma planejada.

Infelizmente, nem toda gravidez acontece desta forma. Procure um ginecologista antes da gravidez ou então assim que a gravidez for suspeitada.

.

.

QUEM VAI TE AJUDAR?

Um dos problemas que as mães enfrentam é não saberem a quem recorrer quando têm dúvidas sobre amamentação. Quem vai ensiná-las a amamentar? Você deve procurar ajuda das seguintes pessoas:

I.        Profissionais de saúde que apoiem sua decisão de amamentar.

II.      Mães experientes que foram bem sucedidas ao amamentar.

III.    Grupos de apoio constituído por mulheres.

.

.

QUEM NÃO VAI TE AJUDAR?

Pessoas que só querem dar palpites, que te desestimulam ou que não apoiam a amamentação não são boas pessoas com quem se orientar. Por que você pediria conselhos sobre amamentação a uma mãe que não obteve sucesso em amamentar seus filhos? Quando alguém vier dar palpite, pergunte se ela amamentou de forma exclusiva pelo menos até os 6 meses.

.

.

CUIDADO COM PROGRAMAS DE AMAMENTAÇÃO!

Quando você estiver pesquisando sobre amamentação, é possível que se depare com algum site ou livro que proponha um programa de amamentação, um roteiro. Há basicamente três tipos de programas de amamentação:

  • Sem Rotina
  • Rotina Flexível
  • Rotina Rígida

Atualmente a comunidade científica e os médicos estimulam a livre demanda. Segundo este conceito, o bebê sempre sabe o quanto precisa mamar e em quais horários precisa mamar. O bebê é livre, mama quando quer e por quanto tempo quiser. Os pais precisam fazer o que for necessário para atender a todos os pedidos do bebê. De acordo com esta linha de conduta, o bebê não deve ter rotina.

Não crie rotinas”. O problema com este conselho é que frequentemente os pais vão à loucura, não dormem, acordam várias vezes à noite, mesmo com um bebê já grande, colocam o bebê no peito sempre que ele chora ou então dão mamadeira sempre que ele chora, acostumam o bebê a só conseguir dormir no peito, além de outros problemas que podem inviabilizar a vida dos pais e complicar o relacionamento do casal.

Caso você e seu bebê se adaptem bem a um sistema “sem rotina”, ótimo. Mas para os pais que não se adaptarem ou estiverem à beira de um colapso nervoso, recomendo que tentem estabelecer uma “rotina flexível” para o bebê, de modo que todo mundo possa ser atendido em seus desejos e necessidades.

Agora o conselho mais importante: NÃO SIGA programas que imponham rotinas rígidas ao bebê ou que orientem a deixar o bebê chorar para que aprenda a ficar quieto. Este tipo de programa pode trazer consequências psicológicas e emocionais muito danosas e irreversíveis para o seu filho. Não deixe de atender ao seu bebê e não o deixe chorando. Tenha bom senso.

Concluindo e reforçando: se resolver seguir um programa de amamentação, escolha um que tenha rotinas flexíveis para o bebê.

.

Veja também:

Como Amamentar – Passo A Passo

.

OBRIGADO PELA VISITA.

top