search
top

GRUPOS DE APOIO Á AMAMENTAÇÃO

Sono-bebe

Os grupos de apoio à amamentação são comunidades voltadas para dar suporte às mulheres com intenção de amamentar. Existem diversos tipos de grupos. Alguns são dirigidos por profissionais de saúde, que repassam sua experiência e conhecimento. Também existem grupos que são formados por mães e dirigidos por mães para ajudar umas às outras. Há grupos pagos e fechados e há grupos abertos e gratuitos. Tem grupo pequeno e grupo grande. Tem até grupo virtual. Tem de tudo e para todos.

Nós recomendamos que você participe de grupos de amamentação por uma razão muito simples. Eles costumam suprir uma necessidade que os profissionais de saúde frequentemente não conseguem:

.

Os grupos dão apoio emocional e psicológico constante às mães que desejam amamentar.

.

É que muitas vezes os médicos, enfermeiros e outros profissionais não têm tempo para uma orientação individual de tantas mães. São realmente muitas mães e cada uma delas demanda uma boa dose de esforço e dedicação.

.

Bebe-e-Mae-Amamentar

.

Antigamente, na época de grandes famílias e matriarcas, eram as próprias parentas e vizinhas que davam orientação eficaz sobre amamentação. A maioria tinha vasta experiência em se tratando de amamentar.

Hoje em dia, com a desestruturação e redução dos núcleos familiares, fica mais difícil este tipo de orientação, ainda mais quando se leva em conta o modismo do leite industrializado, que abrangeu as décadas passadas. Após a febre do leite industrializado, sobraram poucas mulheres com experiência em amamentação.

Existem muitas mães que dão palpites, mas não sabem bem o que estão dizendo.

Se você puder participar de uma dessas comunidades sobre amamentação, com certeza será uma excelente experiência. E quem sabe você não se torna uma daquelas mulheres que repassam sua experiência às “marinheiras de primeira viagem”?

.

.

GRUPO AMIGAS DO PEITO

É um dos mais tradicionais e antigos, foi fundado em 1980 e possui diversos canais de comunicação, tais como e-mail, telefone para tira-dúvidas e reuniões. É dirigido pelas próprias mães e é aberto a quem quiser participar, inclusive pais, irmãos, avós, etc.

Em sua sede, no Rio de Janeiro, o grupo possui uma ampla estrutura, tais como biblioteca, videoteca, livretos explicativos, atividades lúdicas e artes voltadas para o tema amamentação.

Para encontrar as amigas do peito acesse www.amigasdopeito.org.br

.

.

Veja também:

Gravidez – Hora Certa de Aprender Como Amamentar

.

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR.

top