search
top

LEITE MATERNO x LEITE DE CABRA x LEITE DE VACA

Em muitos países, especialmente em regiões agrárias, é comum a utilização de leite de cabra para a alimentação de bebês, em substituição ao leite materno e à amamentação. A coisa mais importante que você precisa saber sobre o leite de cabra é que ele causa anemia megaloblástica quando utilizado sem suplementação de ácido fólico.

.

.

LEITE MATERNO x LEITE DE CABRA x LEITE DE VACA

Bom, primeiramente precisa ficar claro que não há competidores para o leite materno, pois ele é realmente o melhor e o único alimento para um bebê de até 6 meses. Mesmo após essa idade, o leite materno continua sendo o ÚNICO leite seguro e adequado  e possui um número enorme de vantagens para o bebê.

Embora o leite de cabra seja nutricionalmente MUITO similar ao leite de vaca, há algumas diferenças marcantes entre eles. Veja as duas principais peculiaridades.

.

DIFERENÇA # 1 – LEITE DE CABRA DIFICILMENTE CAUSA ALERGIA

Um dos piores problemas do leite de vaca é o seu potencial para causar alergia (alergia à proteína do leite de vaca). No caso do leite de cabra, a estrutura química da caseína é diferente, o que faz com que o seu potencial alergênico seja bem menor.

Esta é uma grande vantagem do leite de cabra.

Em alguns países, como, por exemplo, na África do Sul, existem fórmulas infantis em pó produzidas através do leite de cabra. Estudos recentes estão sugerindo que essa seria uma alternativa melhor do que o consumo de fórmulas infantis oriundas da vaca.

.

DIFERENÇA # 2 – LEITE DE CABRA PROVOCA ANEMIA

Falaremos agora de uma grande desvantagem do leite de cabra, que é a deficiência em vitamina B12 e ácido fólico. Essa deficiência provoca o aparecimento de uma anemia chamada anemia megaloblástica, em que as células vermelhas do sangue ficam crescidas e deformadas.

É uma anemia comprovadamente fácil de ser corrigida, bastando haver suplementação de ácido fólico. No caso das fórmulas infantis, essa deficiência é corrigida durante o processo de fabricação, onde é feita a adição industrial das vitaminas B12 e ácido fólico.

.

.

PARA SEU BEBÊ, MELHOR MESMO É LEITE MATERNO.

Agora que já falamos das vantagens e desvantagens do leite de cabra frente ao leite de vaca, precisamos reforçar o seguinte: NENHUM DOS DOIS É O MELHOR para o seu bebê. O melhor para o seu bebê é o leite materno, que conta com vantagens inumeráveis. Veja o artigo sobre os benefícios do aleitamento.

.

Veja também:

Os Benefícios Do Aleitamento Materno Para Você e Seu Bebê

Leite De Vaca É Para Bezerro

.

AMAMENTE SEU BEBÊ!

AMAMENTAR É PROTEGER!

OBRIGADO PELA VISITA!

top