search
top

MEUS PACIENTES QUE MAMAM

Médico e Criança - Pediatria

Amamente seu filho e faça seu médico feliz!

Olá, queridos leitores!

Obrigado por visitar nosso site. É sempre um prazer tê-los por aqui. Desta vez quero contar a você um pouco sobre minha vida. Você vai entender como a amamentação modifica o modo como eu raciocino em meus pacientes. Talvez você ainda não saiba, mas me chamo Thomas. Sou médico e autor deste site e trabalho em um serviço de pronto-atendimento pediátrico de um grande hospital de fortaleza. Todos os dias, atendo dezenas de crianças.

Resfriados, pneumonias, infecções intestinais, viroses e dengue são algumas das doenças mais comuns no dia a dia dos serviços de urgência pediátrica. Alguns dos pacientes são bem pequenos, tendo entre 0 e 6 meses. Eles são motivo de bastante preocupação, especialmente quando se suspeita de doença mais grave, como uma pneumonia, por exemplo.

 .

.

“ele mama?”

Mas existe um detalhe. Sempre que um paciente desta idade chega ao consultório, uma das primeiras coisas que pergunto é “ele mama?”. Somente depois disto é que faço outras perguntas. Quando a mãe responde que o bebê está em amamentação exclusiva, sinto um alívio imediato, pois sei que aquele bebê é menos vulnerável a complicações e que é capaz de recuperar-se de muitas doenças infecciosas sozinho, sem necessidade de maiores intervenções.

Mesmo quando o caso é mais grave, com necessidade de antibiótico, percebo que as crianças amamentadas tendem a recuperar-se mais rapidamente e costumam sofrer menos complicações. É como se a amamentação fosse uma barreira de proteção, um seguro.

Fico muito feliz em atender beb~es que estão em amamentação exclusiva, por que sei que eles vão vir muito pouco ao hospital e que provavelmente virão com problemas simples e de fácil resolução. Já quando o beb~e não mama, fico preocupado com qualquer probleminha, temendo que possa transformar-se em um problemão. Pense nisso quando for amamentar.

 .

Obrigado!

AMAMENTE SEU FILHO!

FAÇA SEU MÉDICO FELIZ!

 .

.

Veja também:

Amamentar Deve Ser Ensinado Na Escola

Um Segredo Para Amamentar

.

Você Sabia?

O leite materno possui propriedades antimicrobianas e por isso é utilizado para manejar e curar alguns tipos de conjuntivite que acometem o recém-nascido. Basta pingar algumas gotas de leite materno sobre os olhos do bebê várias vezes ao dia. Geralmente o resultado é bom. Mas antes de qualquer coisa, consulte o pediatra.

top