search
top

POR QUANTO TEMPO O BEBÊ MAMA?

Tire agora esta que é uma das dúvidas mais frequentes sobre amamentação.

 .

QUANTO TEMPO DURA CADA MAMADA?

Em uma mamada eficiente, cerca de 80% do leite é retirado nos primeiros 4 minutos de sucção, mas isso não ocorre em bebês muito novos por que, além de dormirem muito no peito, eles ainda estão aprendendo a mamar. Nos primeiros dias os bebês podem demorar até 30 minutos ou um pouco mais em cada mamada.

Como regra geral, a mamada:

.

  • Não deve durar mais do que 30 minutos
  • Não deve durar menos do que 5 minutos

.

Você perceberá que à medida que o bebê cresce, ele aprende a mamar de forma mais eficiente. Isso significa que consegue esvaziar o peito cada vez mais rápido, precisando cada vez de menos tempo para ficar satisfeito.

Caso o bebê esteja demorando demais ou então de menos, é possível que haja algum problema em andamento. O mais comum é apenas um mau hábito ou um mal entendido sobre amamentação, como por exemplo, o bebê que dorme no peito ou que termina de mamar e fica apenas “chupetando”.

Em alguns casos, acontece assim: você coloca o bebê tranquilo no peito e, em pouco tempo (menos de 5 minutos), ele começa a chorar e larga o peito. Nessa situação, pode ser que haja um problema real. Dor no ouvido e cólica são alguns dos motivos que podem fazer o bebê chorar no peito. Procure um profissional de saúde.

.

Bebê feliz, bem amamentado.

.

.

.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVE MAMAR?

Hoje se apregoa que o bebê deve mamar sempre que quiser. É verdade, o bebê é capaz de saber quanto alimento precisa ingerir para desenvolver-se. Você deve dar o peito sempre que ele pedir, mas ai surge a seguinte questão: como eu sei que o choro é de fome? Às vezes é difícil saber.

Como regra geral a frequência deve ser:

.

  • No máximo de 2 em 2 horas.
  • No mínimo de 4 em 4 horas.

.

Há alguns programas de amamentação que permitem flexibilidade para o bebê, mas também permitem que a mãe tenha um pouco de liberdade e tempo livre para si própria. Os bons programas são aqueles que moldam a frequência de amamentação do bebê sem estressá-lo e sem prejudicar o seu crescimento.

.

.

QUE VOLUME O BEBÊ TOMA EM CADA MAMADA?

Isso é uma coisa que muitas mães querem saber.

A única maneira de saber quanto leite o bebê toma é extrair totalmente o leite do peito antes de amamentar, para que possa medir. Na prática, isso não tem nenhuma utilidade e é um pouco difícil de fazer. Veja mais adiante os sinais de que o bebê está mamando o suficiente. Isso é tudo o que você realmente precisa saber.

[ Seu bebê está mamando suficiente? ]

.

.

Bebê dormindo tranquilo, bem amamentado.

.

.

COMO SEI QUE ELE TERMINOU DE MAMAR?

.

  • Ele fica relaxado
  • Fica alegre
  • Larga o peito
  • Recusa o peito

.

Para bebês maiores tenha certeza de estar em um lugar tranquilo e sem agitações ou barulhos, pois bebês maiores podem distrair-se facilmente, interrompendo a mamada, o que dá a falsa impressão de que  ele já terminou. Aprenda também a entender sua linguagem corporal e linguagem de sons. Procure observar. Com o tempo, a maioria das mães entende o que o bebê quer.

[ Três razões para amamentar em um lugar tranquilo ]

.

COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ INGERINDO LEITE MATERNO SUFICIENTE?

Ao pesquisar no Google, você vai achar vários sinais subjetivos, que podem confundi-la. Para saber se um bebê com menos de 6 meses está mamando o suficiente, você deve observar apenas esses três sinais:

.

  • O bebê urina 6 vezes ou mais por dia?
  • As fezes do bebê são pastosas?
  • O bebê ganha peso suficiente?

 .

Observe as fraldas do bebê e leve ao pediatra com regularidade para saber se o ganho ponderal do bebê está satisfatório. Se você troca mais de seis fraldas por dia e todas estão urinadas, é claro que o bebê está mamando suficiente. Como as fraldas poderiam estar sempre molhadas em um bebê que não mama nada? De onde vem a urina? O mesmo vale para o peso. Como poderia um bebê em aleitamento materno exclusivo ganhar peso se não mamar o suficiente?

 .

Amamentação, bom para o bebê, bom para a família.

.

.

ATÉ QUE IDADE EU DEVO AMAMENTAR?

Leve o seguinte em consideração: em sociedades tradicionais não ocidentalizadas, é comum que as crianças mamem até os 4 anos. Em nossa sociedade ocidental, dificilmente uma criança irá mamar após os 4 anos, pois elas mesmas deixam o peito espontaneamente à medida que se tornam mais independentes e mais socializadas.

Veja a sequência cronológica:

.

  • ATÉ 6 MESES - O único alimento deve ser a mama
  • ATÉ OS 2 ANOS - A criança deve continuar mamando, mas a mama passa a ser uma alimentação auxiliar, pois a criança já deve comer outros alimentos que serão introduzidos gradativamente.
  • APÓS 2 ANOS – Muitas crianças ainda mamam após os dois anos e nisso não há nada demais. Geralmente as crianças deixam o peito por elas mesmas, gradualmente. A cultura tem grande influência nesse processo. Poucas crianças mamam após os 4 anos.
  • ATÉ 7 ANOS – A amamentação pode persistir em espécies primatas próximas ao homem e em sociedades não ocidentais.

.

[ Até que idade devo amamentar? ]

[ Como parar de amamentar? ]

 .

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

top