search
top

PRIMEIRA AMAMENTAÇÃO – QUANDO COMEÇAR A AMAMENTAR?

Qual será o momento certo de acontecer a primeira amamentação? Será na sala de parto ou no apartamento da maternidade? Será em casa? Qual a importância disto? Após diversos estudos e experiências, os órgãos internacionais de saúde chegaram à seguinte conclusão:

.

A primeira amamentação deve acontecer dentro da primeira hora após o nascimento, ainda na sala de parto.

.

.

POR QUE COMEÇAR A AMAMENTAR TÃO CEDO?

.

1 – Se Você Demorar O Bebê Vai Dormir
2 – Proteção Na Primeira Hora
3 – Redução do Sangramento
4 – Começando Cedo Será Mais Fácil
5 – Melhora O Vínculo Materno

.

.

.

# 1 #  SE VOCÊ DEMORAR O BEBÊ VAI DORMIR

Logo que o bebê nasce, ele está em um estado de consciência alerta, que favorece a amamentação e a interação com a mãe. Se você demorar mais de 6 horas para iniciar a amamentação, o bebê vai entrar em um período que chamamos de “sono reparador”. Ele fica sonolento e dorme bastante por até quatro dias.

Não espere, comece logo.

 .

.

# 2 #  PROTEÇÃO NA PRIMEIRA HORA

A amamentação dentro da primeira hora de nascimento diminui significativamente a mortalidade neonatal (morte em bebês com menos de 28 dias). Isso acontece por que o leite materno é muito rico em anticorpos e outros fatores de defesa. O primeiro leite materno, chamado de colostro, é especialmente rico.

Proteja seu bebê logo na primeira hora.

.

.

# 3 #  REDUZ O SANGRAMENTO PÓS-PARTO

Como já explicamos em outro artigo, amamentar ativa um mecanismo hormonal que provoca a contração do útero. Isso ajuda a estancar o sangramento pós-parto, reduzindo inclusive os riscos de anemia.

É bom para você.

 .

.

# 4 #  COMEÇANDO CEDO SERÁ MAIS FÁCIL AMAMENTAR

Bebês que mamam na primeira hora geralmente persistem amamentando por mais tempo, o que traz benefícios para a mãe e para o filho. Nesta primeira tentativa de amamentação, o bebê começa a se familiarizar com seu novo método de nutrição. Da mesma forma, é um momento de aprendizado para a mãe.

A amamentação logo na sala de parto também vai iniciar a estimulação mamária, resultando em melhor produção de leite materno.

Atenção: Seja paciente. Em média, os bebês decidem realmente mamar por volta de 40 minutos após o nascimento.

.

.

# 5 #  MELHORA O VÍNCULO ENTRE VOCÊ E O BEBÊ

A principal função da primeira mamada não é alimentar, pois geralmente o bebê nasce com bastante reserva energética. Grande parte dos benefícios vem, na verdade, do contato e do aconchego materno. Quanto mais cedo melhor.

.

.

# 6 #  OUTROS

Há outros fatores positivos relacionados á amamentação precoce, mas que ainda não estão bem esclarecidos. Tudo na amamentação favorece o desenvolvimento normal e natural do bebê.

.

.

.

Veja também:

Até Que Idade Amamentar?

Como Amamentar – Passo A Passo

Aprenda Como Tirar O Leite Materno

.

AMAMENTE!

PARABÉNS!

top