search
top

QUANTA ÁGUA DEVO BEBER ENQUANTO AMAMENTO?

Assim como na gravidez, durante a amamentação as necessidades de água do organismo estão bastante aumentadas. Em alguns casos, pode ser necessário beber até 2 litros de água além do que você costumava beber. Isso acontece por que a água é uma das principais matérias primas utilizadas na fabricação do leite materno. O leite materno possui em sua composição 87% de água.

.

Mulher bebendo água

.

O que acontece se eu beber pouca água?

Lembre-se de que grande parte do seu leite é composta de água. Se você ingerir pouca água, seu organismo ficará desidratado e terá menos material para produzir o leite materno. Pode haver sensível redução na produção do leite.

.

Se eu beber muita água irei produzir muito leite?

Beber água em excesso não resulta em produção excessiva de leite. Pelo contrário, há relatos de mulheres que, ao beberem água em excesso, experimentaram uma redução na produção de leite materno. O que você precisa é beber uma quantidade adequada de água. Nem demais nem de menos.

Beba mais água do que você costumava beber antes de engravidar, mas não beba em excesso. Geralmente 2 a 4 litros de água por dia são suficientes. A quantidade também vai depender do clima em que você mora, da quantidade de exercícios que você faz e de outros fatores…

Sentiu sede? Beba água.

[Como aumentar o leite materno em 14 passos]

.

Fatores que aumentam as necessidades hídricas:

♦ Amamentação

♦ Gravidez

♦ Exercício

♦ Climas secos e quentes

♦ Exposição ao sol

♦ Uso de diuréticos

♦ Pessoas jovens precisam de mais água

♦ Febre e doenças

♦ Alimentação salgada

.

Copo de água

.

Por que sinto sede quando o bebê começa a mamar?

Ao amamentar, o peito inicia uma rápida produção de leite, fazendo com que a mãe perca água corporal de forma acelerada. O resultado é uma sensação imediata de sede, alertando a mãe para a necessidade de hidratar-se.

Sentir muita sede durante a amamentação é um bom sinal, pois indica que o bebê está ingerindo bastante leite. Por outro lado, quando a vontade de beber água não aparece, isso pode ser uma pista de que a amamentação não está eficiente.

[Veja se sua técnica de amamentação está boa]

[Como saber se o bebê está ingerindo leite materno suficiente?]

.

Um mito absurdo sobre água e amamentação

Todos já sabemos dos diversos mitos que envolvem a amamentação, muitos deles beiram o absurdo e nenhum deles possui qualquer fundamento científico. Um dos mitos mais estranhos é o de que não se pode beber água (ou comer) quando o bebê está no peito.

As pessoas que sustentam esse mito dizem que comer ou beber durante a amamentação faz mal, pode causar um ataque de gota. Outras dizem que o bebê ficará constipado. Não existe nenhuma fundamentação nessas afirmações. Beba muita água sempre que sentir sede!

[Mitos sobre amamentação]

.

Água e vegetação

.

Posso beber outros líquidos para suprir as necessidades hídricas?

Sim, beber outros líquidos, tais como suco natural, água de coco e chá também irá ajudar na sua hidratação, mas a água pura não deve ser completamente substituída pelos outros líquidos. ATENÇÃO: Refrigerante e bebida alcóolica não são recomendados!

.

O bebê precisa beber água?

Depende do bebê… Como você talvez já saiba, bebês com menos de 6 meses de idade em aleitamento materno exclusivo não precisam beber nenhuma água, pois o leite materno supre totalmente as suas necessidades hídricas. Nos demais casos a ingesta de água e líquidos é necessária.

  • Bebês com mais de 6 meses de idade precisam beber água.
  • Bebês que utilizam leite artificial também precisam beber água.
  • Bebês amamentados exclusivamente ao peito não precisam beber água.

.

Veja algumas curiosidades sobre a água.

  • Praticamente toda vida do planeta gira em torno da água.
  • Não há registros de formas de vida que consigam proliferar na ausência de água.
  • A superfície do planeta é coberta por 70% de água.
  • Mais de 60% da população mundial vive em regiões costeiras.
  • O corpo humano possui em sua composição 80% de água.
  • O leite materno possui em sua composição 87% de água.

.

.

Veja também:

Como prevenir as cáries dentárias amamentando?

Por que o estresse prejudica a amamentação?

Amamentar reduz sangramento pós-parto.

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

OS BEBÊS AGRADECEM.

top