search
top

QUEM PODE AJUDAR VOCÊ A AMAMENTAR?

Praticamente todas as mulheres precisam de alguma ajuda para amamentar, especialmente as “mães de primeira viagem”. Quais serão os melhores lugares para obter ajuda? Quais são as vantagens e as desvantagens? Que cuidados tomar? É o que vamos ver agora.

.

LOCAIS PARA OBTER AJUDA:

1 – Livros
2 – Internet
3 – Amigas e Familiares
4 – Grupos de Apoio à Amamentação
5 – Médico / Profissional de Saúde
6 – Cursos ou Programas
7 – Um Banco de Leite
8 – Consultoras

.

Os itens acima não estão em ordem de importância. Na realidade, nós recomendamos que você utilize duas ou três opções em conjunto. Todas podem ser de grande ajuda, mas com algumas delas você precisa ser um pouco mais cautelosa. Abaixo falaremos de cada uma individualmente.

.

Livros

.

LIVROS

Há literalmente centenas de livros sobre amamentação. Alguns são profundos e outros muito superficiais. Alguns são excelentes e outros nem tanto. Para cada mãe há um livro.  Esta pode ser a melhor opção se você for do tipo autodidata.

Qualquer que seja o caso, escolha bem os livros que vai ler. Não compre livros que deem orientações que maltratem o seu bebê. Por incrível que pareça, há livros que recomendam, por exemplo, que você deixe seu bebê chorar por horas até que ele se cale. É um conselho no mínimo inadequado (para não dizer absurdo e danoso).

Informe-se sobre o livro através da internet. Veja quem é o autor do livro, o que ele faz. Peça indicações de livros em bancos de leite ou peça indicação de livros para profissionais de saúde ou mães que tenham sido bem sucedidas ao amamentar.

Livros acrescentam muito, mas podem tomar um bom tempo também.

[ A Gravidez É A Melhor Hora de Aprender Como Amamentar ]

.

Internet-Mulher-Computador-Amamentação

.

INTERNET

A rede mundial de computadores possui uma vastidão enorme de informações. Tudo que você precisa está na internet. Dificilmente tem alguma coisa faltando, mas tem um probleminha: as boas informações estão misturadas com as informações inúteis e nem todos os sites são confiáveis. Outro problema: no meio da imensidão, pode ser difícil achar o que você quer.

Se você conseguir achar um bom site (ou blog), pode valer muito à pena.

O google facilita muito o trabalho das mães.

.

.

AMIGAS E FAMILIARES

Muito cuidado com conhecidas, amigas, familiares e outros palpiteiros.

É muito fácil dar palpites errados sobre amamentação. Qualquer pessoa pode fazer isso e terminar por prejudicar você e seu bebê. Como saber se uma pessoa é confiável para dar palpites? É muito simples.

.

Não dê muito crédito a orientações de pessoas que não conseguiram amamentar ou de pessoas que só sabem criticar. Aceite informações de pessoas bem sucedidas.

 .

.

GRUPO DE APOIO À AMAMENTAÇÃO

São grupos formados por mulheres que se apoiam e trocam experiências. Existem diversos tipos de grupos. Alguns deles são excelentes. Nas reuniões desses grupos, geralmente há uma mãe mais experiente e entendida que orienta as demais quando necessário.

Você fará muitas amizades e conhecerá pessoas interessantes.

Nem sempre são gratuitos. Depende do grupo.

[ Grupos de Apoio À Amamentação ]

.

Médica-Bebê-Criança-Amamentação

.

MÉDICO / PROFISSIONAL DE SAÚDE

Há profissionais de saúde que entendem muito de amamentação e outros que entendem pouco. No caso dos médicos, eles podem fornecer ajuda valiosa e informações de qualidade, mas costumam não ter muito tempo disponível.

Alguns médicos fornecem seus telefones. Nestes casos você pode sentir-se bem mais segura, mas algumas pessoas sentem receio de incomodar. O mais importante é o seguinte.

Procure um profissional que apoie seu desejo de amamentar.

 .

.

CURSO OU PROGRAMA

São interessantes do ponto de vista de custo / benefício. Você terá oportunidade de sair de lá “expert” em amamentação. Os cursos geralmente duram vários dias, o que dá tempo para você tirar suas principais dúvidas. Você também poderá acabar por fazer muitas amizades.

Uma desvantagem é que geralmente são pagos. Valem á pena por que duram vários dias.

.

.

O BANCO DE LEITE

É um dos locais mais recomendáveis para aprender a amamentar:

  • Disponibilizam bastante tempo para ajudar você.
  • Disponibilizam várias formas de contato (telefone etc.).
  • Fornecem informações de excelente qualidade.
  • São gratuitos.

.

Consultora-Mãe-Amamentação

.

UMA CONSULTORA

A grande vantagem de uma consultora é que geralmente ela vai à sua casa, tira suas dúvidas e dá apoio emocional. É uma ajuda mais personalizada. Você nem precisa se deslocar. Algumas delas são profissionais de saúde e outras são somente mães experientes e estudiosas.

Desvantagem: elas geralmente custam caro.

Cuidado com consultoras ruins.

.

.

OBRIGADO!

 

top