search
top

QUERIDA MÃE QUE PERDEU A CHANCE DE AMAMENTAR…

Uma das coisas mais frequentes em meu consultório são as mães que vem ao hospital consultar seus bebês por algum motivo de doença, mas que quando eu pergunto sobre amamentação elas dizem coisas do tipo “eu não tive leite suficiente” ou então “ele não quis mamar”.

O que acho mais intrigante nessas mães é que geralmente elas não sabem o real motivo que fez com que elas não conseguissem amamentar. Mal sabem elas que toda mulher tem leite suficiente (raras exceções). Mal sabem elas que os bebês adoram peito (raras exceções) e que mamar é um grande prazer para o bebê, por que fica em contato íntimo com a pessoa mais importante de sua vida.

.

Mãe e seu bebê

.

Se eu tivesse mais tempo, diria coisas assim…

 1  Querida mamãe, quando você tiver seu próximo bebê, por favor traga-o até mim para que eu possa dar pelo menos orientações básicas sobre amamentação. Um dos maiores motivos para a desistência do aleitamento é simplesmente falta de conhecimento da mãe ou então falta de orientações médicas.

.

 2  Não desista de amamentar seu bebê, por que a amamentação poupará seu bebezinho de diversas dificuldades da vida adulta. Quando for adulto, ele será uma pessoa com melhor convívio social e com maior resistência às doenças do que seria se nunca tivesse mamado.

.

 3  Qualquer leite materno é melhor do que nenhum leite materno, então amamente o máximo possível. Não se esqueça de estimular a independência do pequeno para que ele se torne uma pessoa mais segura.

.

 4 

NÃO LEVE CHUPETA PARA A MATERNIDADE!

.

 5  Evite ao máximo o uso de bicos e chupetas, principalmente em bebês pequenos que ainda estão aprendendo a mamar. O bico é inimigo da amamentação. E mesmo nos bebês grandões, utilize a chupeta o mínimo possível, porque pode trazer diversos malefícios para o funcionamento orofacial e para a fonação.

.

 6  Você é aquilo que você come. Isso é especialmente válido se você tiver 50 centímetros de comprimento e pesar somente três quilogramas. Também é especialmente válido se todos os seus órgãos internos estiverem ainda em desenvolvimento.

.

 7  Não se sinta mal toda vez que seu bebê chorar. Seu leite não é fraco. Os bebês choram por diversos motivos e nem sempre é fome. Se o seu bebê urina muitas vezes durante o dia, ganha peso e faz fezes pastosas, provavelmente você tem leite mais do que suficiente.

.

 8  Bebês choram por que tem cólica, bebês choram por que sentem frio, choram por que sentem calor, choram por que estão molhados, choram por que querem carinho, choram por que choram, choram por que estão com sono, choram por que o papai chegou do trabalho nervoso, choram por que tem visita em casa, choram por que a vizinhança é barulhenta, choram por que possuem alguma doença… Enfim, os bebês choram!

 9 Seu leite é insubstituível.

Você pode. Você consegue!

..

.

Veja também:

Como aumentar o leite materno

Descubra se o bebê está mamando suficiente

Exterminadores de amamentação

Pouco leite, Leite fraco?

O choro do bebê

.

SEJA SEMPRE BEM VINDA!

Abraços

top