search
top

SANGRAMENTO PÓS-PARTO x AMAMENTAÇÃO

Qual a relação entre a amamentação e o sangramento pós-parto? Será realmente possível que amamentar reduza o sangramento e acelere a recuperação? Como isso poderia acontecer?

.

A AMAMENTAÇÃO FAZ MÁGICA

Durante o parto o bebê deixa a cavidade uterina para viver no ambiente terrestre. Após a saída do bebê, acontece também a saída da placenta, que deixa uma região ferida e sangrenta dentro do útero. É daí que vem o sangue.

Sim, as mulheres que amamentam realmente sangram menos. Isso acontece por que, sempre que o bebê mama, é produzido um hormônio no corpo da mãe chamado ocitocina. Esse hormônio é produzido no cérebro e tem vários efeitos em várias partes do organismo materno, mas aqui só cabe citar três efeitos:

.

.

.

.

.

.

  1. A ejeção do leite materno
  2. O Relaxamento da mãe
  3. A contração do útero

.

.

.

.

.

.

.

O efeito que nos interessa neste artigo é a contração do útero. O que devemos fazer quando temos uma ferida que está sangrando? Devemos cobrir com um pano limpo e pressionar por vários minutos até que o sangramento pare, certo? É isso que acontece quando o útero recebe a ocitocina do sangue materno. O útero se contrai, apertando as áreas feridas em sua cavidade interna. Dessa forma o sangramento para mais rápido.

Quanto mais o bebê mama, mais ocitocina é produzida e mais contração uterina acontece. O resultado é que o sangramento cessa mais rápido e a recuperação da mulher é mais veloz.

.

Veja também:

Como Amamentar – Passo A Passo

Os Benefícios do Aleitamento Materno Para Você e Seu Bebê

Amamentar Economiza Seu Dinheiro. Nós Fizemos As Contas!

.

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!

OBRIGADO!

top