search
top

SEU BEBÊ DORME NO PEITO?

Se seu bebê dorme no peito, saiba que é muito comum, especialmente se ele é muito novo ou se foi acostumado a dormir desta forma. Vamos entender por que não é uma boa ideia deixar que isso aconteça. Veremos também como proceder.

.
POR QUE NÃO DEIXAR DORMIR NO PEITO?

I – Por que o bebê acaba demorando muito tempo no peito. Os longos períodos que a mãe passará amamentando poderão terminar por estressá-la e cansá-la.

II – Por que o bebê não mama corretamente e não se satisfaz. Às vezes acaba não ganhando peso adequadamente, apesar de ficar muito tempo mamando.

III – Por que, com o tempo, o bebê só vai conseguir dormir no peito.

IV – Por que quando caem no sono, alguns bebês mordem o peito sem querer.

.
SE ELE DORMIR NO PEITO, COMO EU ACORDO?

Estimule suas bochechas, mãos ou braços e diga algo suave como “vamos terminar de mamar antes de dormir, bebê?”. Faça esse procedimento sempre que ele cair no sono durante a amamentação. Evite estimular os pés, pois pode despertar ou incomodar demais.

.
EXCEÇÃO!

A única exceção é para a mamada noturna, aquela mamada que os bebês muito pequenos fazem no meio da madrugada. É claro que neste caso você não irá acordá-lo. Deixe dormir. Lembrando que a grande maioria das crianças com mais de 6 meses não precisa mais dessa mamada noturna.

.

.
LEITE MATERNO TEM SONÍFERO?

Sim, há uma substância no leite materno que faz o bebê acalmar-se e possivelmente dormir. Isto é ótimo e facilita muito a vida das mães, certo? Mas isso não significa que a criança deve adormecer no peito. Quando ele estiver calmo e satisfeito, coloque no berço ainda acordado, embora sonolento.

.
COMO TIRAR DO PEITO CASO ELE DURMA?

A maneira ideal de tirar um bebê adormecido do peito é colocar o dedo mínimo na boquinha dele para abri-la. Se você retirar o bebê sem acordá-lo e sem abrir a boquinha, ele pode, sem querer, morder ou puxar o peito.

.
POR QUE MOTIVO ELES DORMEM NO PEITO?

  • Alguns por que são muito novinhos.
  • Outros por que são prematuros ou nasceram com baixo peso.
  • Há bebês que simplesmente são dorminhocos.
  • Às vezes a mãe toma algum remédio que passa para o leite e dá sono no bebê.
  • Pode acontecer quando o intervalo entre as mamadas é muito curto, como é o caso de algumas mães que colocam o filho no peito sempre que ele chora, mesmo que ele não esteja com fome. Assim o bebê está sempre cheio e sempre grudado no peito. Quando vai ao seio, é para acalmar-se e dormir, não para mamar.
  • Também há bebês que consomem outros alimentos e outros leites. Neste caso, quando vão ao peito já estão satisfeitos e sem fome. Então acabam dormindo.

.

.

COMO EVITAR QUE DURMA?

Para evitar que o bebê caia no sono durante a amamentação, faça o seguinte:

  • Não o agasalhe na hora de mamar.
  • Deixe o bebê sentadinho ou na vertical durante a mamada (é uma opção).
  • Aumente o intervalo entre as mamadas (é uma opção).

Intervalo nunca superior a 4 horas.

  • Caso seja menor que 6 meses, não ofereça outros alimentos.
  • Amamente em ambientes diferentes, mas evitando distrações.

.

Veja também:

6 Maneiras de Manter o Bebê Acordado

Posso Pintar O Cabelo Durante A Amamentação?

Como Fazer Dormir A Noite Toda Sem Mamar?

Preciso Acordar o Bebê À Noite Para Mamar?

.

PARABÉNS POR AMAMENTAR!
OBRIGADO PELA VISITA!

top