search
top

SEU BEBÊ ESTÁ MAMANDO SUFICIENTE? DESCUBRA AGORA!

O título deste artigo é realmente uma pergunta muito importante, não só para as mães, como também para os pediatras e para o bebê. Afinal, como saber se o bebê está mamando suficiente? É muito simples, basta observar alguns sinais.

.

Bebê-Feliz-Mama-Suficiente

.

I – O Bebê Urina Quantas Vezes Ao Dia?

II – Está Ganhando Peso Corretamente?

III – Tem Fezes Pastosas ou Fezes Duras?

.

.

I – O BEBÊ URINA QUANTAS VEZES AO DIA?

Ora vejamos… O único alimento de um bebê com menos de seis meses é o leite materno, certo? Então, se um bebê com menos de seis meses urina bastante, de onde está vindo toda a urina? Do leite materno! E isso é uma excelente notícia! Pegue seu caderninho e anote o seguinte:

Se um bebê urina mais de 6 vezes ao dia, é por que ingere leite suficiente.

Observe as fraldas. Se for preciso, troque fraldas com mais frequência ou então use fraldas de pano por alguns dias para perceber melhor.

.

.

II – ESTÁ GANHANDO PESO CORRETAMENTE?

Seguindo o mesmo raciocínio anterior, é importante acompanhar o ganho de peso do bebê. Estando normal o ganho de peso e de estatura, dificilmente haverá um problema com a quantidade de leite materno ingerido. Escreva o seguinte no seu caderninho:

Se um bebê ganha peso adequadamente, é claro que ele mama bem.

.

.

III – TEM FEZES PASTOSAS OU FEZES DURAS?

Esta terceira dica não serve para bebês que se alimentam com leite artificial. Bebês que se alimentam com leite artificial podem ter fezes mais ressecadas, pois faltam nos leites industriais as substâncias laxativas que existem no leite materno.

Mas se o seu bebê alimenta-se exclusivamente ao peito (espero que sim), fezes sempre pastosas também indicam que a ingestão de leite materno deve estar boa. Mas atenção! Os dois primeiros itens são, de longe, os mais importantes. Observe o ganho de peso e a urina.

Fezes pastosas é muito bom, mas a urina e o ganho ponderal são indicadores ainda mais importantes.

.

.

.

OBSERVAÇÃO

Estas regras não servem para bebês com mais de seis meses, pois eles já comem alimentos sólidos. Neste caso podem urinar menos e ter fezes mais consistentes. Além disso, não é mais só de leite materno que eles precisam.

.

.

Veja também:

Como Aumentar O Leite Materno em 14 Passos

Como Amamentar – Passo A Passo

.

.

AMAMENTE!

PEITO PROTEGE!

top